Sem disciplina não há sucesso no Mercado – Youtrading

Sem disciplina não há sucesso no Mercado

Sem disciplina não há sucesso no Mercado

//
Posted By
/
Comentário
/
Categories

A razão é simples e vem acompanhada de inúmeros motivos. Em primeiro lugar, sem disciplina, você não conseguirá desenvolver e seguir um método claro e objetivo de trading no mercado. Desta forma, estará condenado a atuar de forma emocional e reativa. Quando falta disciplina, equilíbrio e desenvolvimento emocional, que são habilidades essenciais ao trader, o lado emocional assume o controle e neste momento, o primeiro passo rumo ao fracasso será dado.

A grande questão neste ponto é: esta disciplina poderá ser desenvolvida? A resposta é “SIM, VOCÊ PODE DESENVOLVER!”. Assim como a quase totalidade das habilidades que hoje possuí, a disciplina é uma habilidade e qualidade que pode ser trabalhada e desenvolvida, mas, para que isso aconteça, você terá que se comprometer e dedicar tempo e esforço na conquista desse objetivo.

Para ter a certeza de que a disciplina pode ser desenvolvida, basta observar um treinamento militar. O primeiro passo é a mudança de hábitos. Neste ponto, o convido para iniciar o aprendizado pela tentativa de mudar um hábito do seu dia-a-dia. Por exemplo, de segunda a sexta-feira, acorde mais cedo ou deixe de fazer algo que seja um hábito atualmente. Recomendo a leitura do livro o “Poder do Hábito”.

Certamente, auto-disciplina deve ser a exigência mínima para se começar todo o processo. No mercado, o comportamento indisciplinado e emocional é punido com prejuízos e perdas e, no longo prazo, sua conta de operações tende a zero.

Quantas vezes estamos comprados, com lucro, mas como não conseguimos controlar o lado emocional ou respeitar a nossa estratégia (método), acabamos fechando a posição por ter medo de perder o que já conseguimos e desta forma, jogamos fora a oportunidade de ter um lucro maior. Algo parecido acontece quando estamos em uma posição perdedora, mas insistimos em acreditar que tudo pode mudar e que iremos aguardar uma mudança de tendência. Em instantes, de “Day Traders”, passamos a ser investidores de longo prazo. Quem nunca passou por esta experiência?

No início, você se apresenta como um especulador, mas devido a posição perdedora, você prefere assumir uma posição de investidor de longo prazo. Se um amigo pergunta se você está comprado, você diz prontamente que está investindo pensando no longo prazo. Mas, se o mercado passa a trabalhar em uma tendência de alta, você faz questão de se tornar um especulador (investidor de curtíssimo prazo) e principalmente, passa a gostar de dizer para todos que está em posição vencedora. Isto meus caros amigos é a psicologia do mercado.

Assim, se você não tem disciplina, certamente comprará na alta e venderá na baixa. Por muitas vezes, terá a sensação que o mercado observa os seus movimentos. Você compra uma ação, ela começa a cair, mas quando você vende, ela passa a subir. Isto é horrível!

Não acredite que é possível ficar rico da noite para o dia. No mercado existe uma frase bastante interessante: “O mercado foi feito para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes.” Assim disse Warren Buffett, o maior investidor da História. Eu adiciono uma nota pessoal: “No Mercado o dinheiro flui do bolso dos indisciplinados e emocionalmente desequilibrados para o Bolso dos Disciplinados.”

Não se deixe levar pelos sonhos ou pela emoção. Desenvolva-se, busque as habilidades que hoje lhe faltam e seja disciplinado!

Marcelo Sampaio

Marcelo Sampaio é colaborador da Youtrading e membro da Profit Factor. Para saber mais assuntos relacionados, acesse: www.profitfactor.com.br