Segunda 13/1/2020 – Análise Ibovespa – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Segunda 13/1/2020 – Análise Ibovespa

///
Comentário0
/
Categories

IBOV: Daqui você não passa e eu avisei semana passada!!

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA!

Para deixar mais clara e objetiva a análise resolvi fazer algumas modificações que acredito que todos irão gostar.

– Giro Rápido pelo Mundo

Esta semana voltei com a série ABERTURA DOS MERCADOS no Youtube, aos domingos, às 17 horas (horário de Brasília). Nela, eu comento a maioria dos fatos do mercado mundial que me chamaram a atenção do mercado durante a semana, tendo gerado operações ou não. Comento também quais os indicadores e eventos macroeconômicos que irei acompanhar de perto durante a semana que se inicia bem como, compartilho com todos técnicas, dicas e ensinos que elevaram meus resultados… para os interessados em mercado internacional (que afetam o nosso mercado também) … deixo o link:  clique aqui  … recomendo fortemente que todos assistam.

– Pousando em nossa movimentada República

Como todos sabem, aqui eu comento tanto os dados positivos como os dados negativos que estão sendo divulgados de nossa economia, interessante ver que muitos optam somente por comentar UM dos lados. Não entendem que, ao fazerem isto, AUTOMATICAMENTE estão excluindo um enorme número de possibilidades de operação no mercado.

Obviamente, as tensões que vimos no cenário geopolítico, especialmente em relação aos EUA vs Irã, tiveram um impacto importante em todos os mercados mundiais e o nosso mercado local também foi impactado. Independentemente disso, vimos os números referentes a produção industrial de novembro/19 virem muito abaixo do esperado, na verdade, vieram o dobro…, porém de maneira negativa. A produção industrial mensal de novembro foi de -1,2% e a anualizada acumulou uma queda de  -1,7%. Outro indicador que chamou a atenção foi o IPCA (divulgado na última sexta-feira) que mostrou um acúmulo de 4,31% em sua leitura anual (até dezembro/19).

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Acompanhar os movimentos de nosso IBOVESPA sempre é muito interessante, especialmente quando vimos diversos “impactos” externos atuando em nosso mercado, como também movimentos internos bem interessantes.

Notem que o IBOVESPA fez exatamente o movimento que eu tinha desenhado no CENÁRIO 02 da semana passada, isto é, a região de +-118,000 foi considerada como sendo uma área importante de confluência de fatores para os vendedores, que dominaram todos os pregões de nosso índice durante esta semana, efetuando os movimentos que eu tinha projeto para a semana passada (primeira imagem). Sendo assim, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:

– Cenário 01:  Em termos técnicos, gostaria de chamar a atenção que, como eu havia comentado nas últimas semanas, a linha rápida de tendência de alta poderia vir a ser importante e o foi, especialmente para quem acompanhou intradia e, apesar de ela ter sido superada, manterei ela no gráfico por mais um tempo.

Os compradores não conseguiram seguir dominando nosso IBOV, como nas últimas semanas, e o novo TOPO HISTORICO (região dos +-118.000) se mostrou muito forte para ser superado nesta última semana. Para esta semana, caso os compradores consigam voltar a dominar os vendedores, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos nosso IBOVESPA voltar a testar as regiões marcadas no gráfico. (Obs. Atenção ao círculo preto, pois existe a possibilidade de vermos um teste nele.) (vide flechas azuis)

– Cenário 02: Em termos técnicos, não fiz nenhuma alteração.  Devido ao domínio total por partes dos vendedores, acompanhamos nosso IBOV voltar a testar as regiões de confluência de fatores que eu tinha marcado há um bom tempo em nosso gráfico. Caso sigamos assistindo um domínio do mercado pelos “ursos”, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos mais uma desvalorização de nosso IBOVESPA. Recomendo muita atenção a região de confluência de fatores localizada em +- 114.800 pontos. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Alertei semana passada, para a grande probabilidade de vermos um ajuste de expectativa logo no início da semana devido aos fatores que mencionei no artigo da semana passada.

Em âmbito internacional, não espero uma semana tão “tensa” como a que tivemos semana passada, contudo temos diversos eventos importantes a serem observados.

Referente a nossa agenda nacional, estarei com maior foco na quinta-feira em função de termos a divulgação dos números do setor de varejo referente a novembro. Quero ver o real impacto que existiu a “Black Friday” deste ano.

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login