Por que o BITCOIN está valendo tanto? – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Por que o BITCOIN está valendo tanto?

///
Comentário
/
Categories

Olá, Investidor!

Assim como na vida, no Mercado Financeiro informação e conhecimento podem ser a chave para o sucesso. Por isso, procuro me atentar aos principais assuntos e opiniões de mentes brilhantes voltadas para o mundo das finanças. Um dos programas que me ajuda bastante a interpretar o cenário macroeconômico e geopolítico é o jornal Manhattan Connection, apresentado aos domingos à noite no canal a cabo Globo News. Se quiser saber um pouco mais clique no link a seguir:

https://goo.gl/2QtPoF

Formado por um grande grupo de jornalistas e intelectuais, tem a participação do Economista Ricardo Amorim, considerado pela Forbes como o economista mais influente no Brasil atualmente. Uma das pautas discutidas na última edição foi justamente sobre o BITCOIN, um assunto polêmico, que se tornou popular nos últimos meses devido à sua absurda valorização de mais de 600%. O que é preciso alertar é que os investimentos não podem ser feitos apenas por modismo, mas sim, através de um conhecimento aprofundado do Mercado em que se pretende investir. Relatarei a seguir, com as minhas palavras, a opinião do Ricardo Amorim, que acho muito relevante para o momento que vivemos e para quem pensa em comprar BITCOINS. Ponderação e juízo podem nunca ser demais nas Operações Financeiras.

Segunda a opinião do Ricardo, o que pode ter ocorrido nas principais praças financeiras nos últimos anos (EUA, Europa e Japão), pós-crise “subprime” de 2008 e até como forma de tirar o planeta do buraco que se enfiava, foi uma política monetária gigantesca de se imprimir moeda, através dos programas de afrouxamento quantitativo e recompra de títulos públicos. Foi uma injeção de capital na economia promovida pelos Bancos Centrais para dar poder de compra novamente à população, estimulando a economia, o consumo e colocando a inflação novamente nos trilhos do crescimento. Para quem entende um pouco mais de macroeconomia, sabe que um cenário de deflação pode ser o pior dos mundos e deve ser sempre evitado, como aconteceu na “Grande Depressão” na década de 30. E foi para isso que essas medidas foram tomadas. O maior problema é que quando se existe muita moeda disponível no Mercado, naturalmente o seu valor tende a cair, como aconteceu com o Dólar, a Libra, o Iene e o Euro e o investidor ficou com apenas 2 opções para proteger o seu capital: metais preciosos e criptomoedas (uma nova filosofia de dinheiro).

Completando o seu raciocínio, Ricardo Amorim também acredita que essa onda do BITCOIN nada mais é do mais uma Bolha, que em breve poderá estourar, trazendo mais uma leva de falidos e desapontados com o Mercado Financeiro. Um grupo de pessoas que mais uma vez pode estar colocando dinheiro sem conhecer do que se trata, mas seguindo o efeito manada. No gráfico abaixo, podemos notar a forte tendência de alta que tivemos desde o seu lançamento, algo muito parecido com a Bolha das Tulipas na Holanda do século XVII, quando um botão de flor podia custar muito mais do que uma mansão. Se quiser saber mais a respeito dessa história curiosa, quem pode ter total relação com o que vivemos agora no BITCOIN, acesse o link a seguir:

https://goo.gl/S62E22

Não venho através desse artigo julgar os critérios do que pode ser certo ou errado no Mercado, faz o fato é que, como analista, tenho o dever de alertá-lo para os principais assuntos que estão sendo abordados e estudados. É verdade que algumas pessoas enriqueceram nos últimos anos comprando BITCOIN porque pegaram o começo da onda, assim como acontece em qualquer outro Mercado quando se entra na hora certa. Mas e você, estaria disposto a correr este risco agora? Aceitaria pagar quase R$ 18.000,00 por um BITCOIN? Será que uma criptomoeda realmente pode valor isso em termos reais? Pense a respeito disso e gerencie com responsabilidade o seu capital.

Sucesso!

Resposta

  1. Rodrigo Rebecchi

    Excelente abordagem, Airtinho! Parabéns! Isso que é importante ressaltarmos da visão do Mercado como um todo. Muitos investidores estão entrando de cabeça no negócio sem conhecimento e assim como tantos outros ativos, as criptomoedas estão sujeitas a altas e baixas, valorizações e correções. Portanto, um bom gerenciamento de risco é fundamental para que os investimentos possam ter resultados satisfatórios. Sejam tulipas, empresas .com, blockchains, Ações, Moedas, etc, não existes milagres financeiros. Quem pegou uma boa onda, pode sim ter feito um bom capital, mas sempre é preciso uma análise mais detalhada de onde encontra-se o preço do ativo.