O que é um “Livro de Ofertas”? – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

O que é um “Livro de Ofertas”?

///
Comentário0
/
Categories

Como ver a quantidade de intenção de compra e venda disponível no mercado financeiro? No mercado eletrônico moderno, o “livro de ofertas” —  também conhecido como “book” ou “DOM” —, é a ferramenta mais utilizada pelos traders ativos do mundo todo. Tanto nos mercados de ações negociadas no Brasil ou EUA, quanto nos mais diversos derivativos negociados em ambientes de negociação que oferecem dados de nível 2 (Level II).

Antes de entender o Livro, é necessário compreender a interação das ordens a mercado e limitadas. Elas são fundamentais para o funcionamento de um ambiente eletrônico de negociação.

A ordem limitada ou ordem pendente (pedra), é simplesmente a intenção de um participante do mercado em fazer um negócio. Por outro lado, uma ordem a mercado é a concretização do negócio que aceita a pagar a melhor oferta pendura na compra ou venda, ou seja, quando um participante realmente quer fechar um negócio sem aguardar uma outra contraparte. Este tipo de ordem também é conhecido no mercado como “agressão”, ou no jargão do mercado:

– Ordem a Mercado de Compra: “tomar”, pagar o preço do vendedor passivo (ordem limitada na venda, preço de ASK).

– Ordem a Mercado de Venda: “bater”, pagar o preço do comprador passivo (ordem limitada na compra, preço de BID).

Pode parecer um pouco confuso quando tentamos explicar de forma simplória os mecanismos eletrônicos de negociação. Normalmente o conceito de “oferta” e “demanda” é empregado para explicar os movimentos do preço ou como os participantes compram e vendem no mercado.

O mecanismo de casamento das ordens, também conhecido como “leilão”, não é tão simplista. O ambiente eletrônico de cada bolsa tem suas particularidades, cada sistema de negociação — os Matching Engines — funcionam com suas regras específicas. É preciso conhecê-las para entender como cada bolsa faz o casamento das ordens.

A Liquidez Disponível no Livro de Ofertas

O livro de ofertas oferece uma das informações mais importantes de um ativo: a liquidez. Ela é a quantidade total de ordens limitadas que podem ser consumidas pelas ordens a mercado de um ambiente centralizado de negociação (e.g. B3, CME, EUREX).

Um participante que não tem a urgência de executar sua operação pode enviar sua ordem para o Livro de Ofertas e aguardar a execução. Ao inserir uma ordem do tipo “limitada”, o player está sujeito às regras de execução da bolsa.

Por exemplo, é possível que a ordem enviada siga a regra de fila de execução (ordem de chegada) e também prioridade de execução, ou seja, pode ser que nenhum participante queria consumir a liquidez daquele nível de preço ou dado um evento extraordinário (notícia, fato relevante, divulgação de dados econômicos, etc) a ordem pendurada não seja executada (“pula a execução”) devido à falta de interessante dos participantes e a alta frequência na oscilação de preço.

Quanto maior for o volume de ordens limitadas disponíveis em um ativo, significa mais liquidez, ou seja, o ativo tem alta liquidez. Isso tende a atrair mais players para o ativo e bolsa, dado a facilidade de entrar e sair de um negócio, pois, quase todo o pregão de negociação, há participantes interessados (com ordem limitada) a fechar negócio.

Um participante crucial para garantir bons níveis de liquidez é o Market Maker (formador de mercado). Também conhecido como “Especialista”, ele pode ser um player institucional, um participante individual com um algoritmo proprietário ou uma casa de negociação especializada contratada pela própria bolsa para garantir a liquidez do ativo.

Para acessar os dados do Livro de Ofertas dos ativos em mercados centralizados, como B3, CME, EUREX, NYSE, NASDAQ, é preciso ter uma plataforma que faça a leitura dos dados de nível 2, além disso, será necessário contratar o pacote de dados de nível 2 do feed de dados.

As Plataformas e Market Data no Brasil e no Mercado Internacional

No mercado brasileiro é muito comum as plataformas e corretoras oferecerem o pacote, plataforma mais market data, por um preço só. No final das contas, acaba parecendo que para operar é só preciso de uma plataforma.

Com a baixa concorrência de fornecedores de dados e plataformas, essa prática é padrão. As plataformas oferecem também o market data dentro de sua própria estrutura. Nos EUA, quase todas as ferramentas são separadas. As corretoras de futuros, por exemplo, podem oferecer o market data por um preço melhor do que os provedores e também descontos e promoções nas plataformas para fazer a integração e operacional (roteamento das ordens).

As corretoras nunca vendem pacote fechado (plataforma + dados) como no Brasil ou os brokers de Contratos por Diferença (CFD). Os custos de acesso ao market data de nível 2 varia de bolsa para bolsa, e podem não ser muito acessíveis para o público iniciante. Acessar mais de um mercado com nível 2 pode acabar pesando no orçamento. Por isso é muito importante que cada trader conheça a estrutura e o funcionamento dos mercados e provedores.

Cabe notar que o Mercado de Forex à Vista (spot market) não tem uma bolsa centralizando as negociações, portanto, os dados do livro que algumas plataformas e provedores oferecem, são de um centro de liquidez ou dados compilados de diversos dealers e formadores de mercado.

Conclusão

Em resumo, o Livro de Ofertas traz a intenção dos participantes. Hoje em dia a compilação desse dado está em ferramentas das plataformas especializadas em leitura de fluxo. A principal é o DOM (Depth of Market ou “Profundidade de Mercado”). Uma ferramenta moderna que muitas plataformas já estão oferecendo é o “Mapa de Fluxo”, que traz os níveis de preço do Livro em um gráfico, além de trazer as interações com as ordens a mercado.

Cada plataforma oferece agregados e configurações diferentes. O trader que busca ler o livro pode fazer o uso de qualquer uma delas, porém, é importante estar atento ao que se busca com a leitura do livro e de outras ferramentas de fluxo de ordens para não tentar buscar adivinhar os movimentos do mercado, mas sim utilizar esses dados para auxiliar no processo de tomada de decisão.

Anderson Alves

Go Day Trading –  https://godaytrading.net

Canal Youtube – https://www.youtube.com/c/GodaytradingNet

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login