No alvo e os descrentes da análise técnica! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

No alvo e os descrentes da análise técnica!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA!

Para deixar mais clara e objetiva a análise resolvi fazer algumas modificações que acredito que todos irão gostar.

– Giro Rápido pelo Mundo

Nesta parte normalmente, eu dava uma passada rápida sobre o que aconteceu no mundo e que me chamou a atenção, bem como compartilhava muito de meu planejamento de trading com todos, acho que está na hora de elevar o nível ainda mais.

Todo domingo, sou convidado a comparecer ao Youtube de uma grande corretora onde eu desenvolvi um formato que acredito que seja muito mais fácil de assimilação e aprendizagem, portanto convido todos que tiverem a curiosidade sobre os fatos que me chamaram a atenção no mundo…a assistirem a série (que já está em sua 46 semana) ABERTURA DO MERCADO que faço todo DOMINGO as 17hrs no YOUTUBE -> clique aqui <-. Lembro que é lá que comento o que irei procurar de operações para esta semana que se inicia.

– Pousando em nossa movimentada República

Como todos sabem, aqui eu comento tanto os dados positivos como os dados negativos que estão sendo divulgados de nossa economia, interessante ver que muitos optam somente por comentar UM dos lados. Não entendem que, ao fazerem isto, AUTOMATICAMENTE estão excluindo um enorme número de possibilidades de operação no mercado.

Durante a semana passada, acompanhamos nosso IBOVESPA ser impactado fortemente por dados internacionais e, novamente, por questões políticas de nossa República. Gostaria de relembrar que estamos nas épocas de divulgação de alguns balanços empresariais nos quais foi possível verificar que algumas empresas souberam aproveitar esta pequena melhora na economia enquanto outras trouxeram números negativos. Referente a indicadores econômicos, foi divulgado que o setor de serviços segue crescendo em nosso país (tanto na leitura mensal como na anual), contudo apesar de termos tido um aumento nos números de vendas do varejo na leitura mensal set/19 (+1,2%) ainda estamos abaixo da expectativa quando se trata de valores anuais, visto que estamos com +2,1% de crescimento acumulado enquanto a expectativa era de que estivéssemos com +2,4%.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Durante a semana passada, acompanhamos nosso IBOV ser dominado pelos vendedores fato que ajudou a realizar exatamente o cenário 02 que eu tinha desenhado na semana passada. Com base nos dados da semana passada, desenhei dois possíveis cenários para esta semana.

Com base no movimento que vimos, elaborei dois possíveis cenários:

– Cenário 01:  Em termos técnicos, não foi necessária nenhuma alteração no gráfico, pois todos os critérios seguem se mostrando eficazes. No passada recente, acompanhamos que a região de +-107.000 pontos tinha se mostrada como uma zona de interesse dos compradores, contudo, nesta semana, vimos que eles foram totalmente dominados pelos vendedores que conseguiram trazer nosso IBOVESPA para a região de confluência intermediaria de fatores que já tínhamos desenhado há muitas semanas. Caso os compradores voltem a dominar nosso mercado nacional, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a ver um teste na região de 107.000 pontos e superiores. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Em termos técnicos, não fiz nenhuma alteração exatamente como no cenário 01.  Acompanhamos uma semana dominada pelos vendedores oque ajudou a pressionar nosso IBOV trazendo o mesmo para a região de confluência localizada +- em 106.000 pontos, onde encontrou alguma resistência por partes dos compradores. Caso nesta semana que se inicia, os vendedores sigam no domínio de nosso mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a ver um teste na região de 105.000 pontos e inferiores, algo que não vemos desde 21 de outubro de 2019. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Chamo a atenção que não tivemos pregão na última sexta-feira, sendo assim, acho prudente para aqueles que não acompanharam o desenvolvimento do mercado internacional, terem muito cuidado ao operar na segunda-feira. Outro fato que gostaria de mencionar, é que teremos na quarta-feira o feriado da consciência negra em São Paulo. Estarei olhando especialmente para a divulgação do índice IPCA que será divulgado na sexta-feira, onde espero que o mesmo siga vindo abaixo da expectativa do mercado.

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login