“Ninguém segura este bebê” eu falei semana passada! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

“Ninguém segura este bebê” eu falei semana passada!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA!

Para deixar mais clara e objetiva a análise resolvi fazer algumas modificações que acredito que todos irão gostar.

– Giro Rápido pelo Mundo

Nesta parte normalmente, eu dava uma passada rápida sobre o que aconteceu no mundo e que me chamou a atenção, bem como compartilhava muito de meu planejamento de trading com todos, acho que está na hora de elevar o nível ainda mais.

Todo domingo, sou convidado a comparecer ao Youtube de uma grande corretora onde  eu desenvolvi um formato que acredito que seja muito mais fácil de assimilação e aprendizagem, portanto convido todos que tiverem a curiosidade sobre os fatos que me chamaram a atenção no mundo…a assistirem a série (que já está em sua 53 semana) ABERTURA DO MERCADO que faço todo DOMINGO as 17hrs no YOUTUBE -> clique aqui <-. Lembro que é lá que comento o que irei procurar de operações para esta semana que se inicia.

– Pousando em nossa movimentada República

Como todos sabem, aqui eu comento tanto os dados positivos como os dados negativos que estão sendo divulgados de nossa economia, interessante ver que muitos optam somente por comentar UM dos lados. Não entendem que, ao fazerem isto, AUTOMATICAMENTE estão excluindo um enorme número de possibilidades de operação no mercado.

Acompanhamos semana passada, mais uma vez, nosso índice IBOVESPA marcar mais um novo topo histórico, reforçando o porquê do título do artigo da semana passada “ninguém segura este bebê”!

Não se trata de ter “bola de cristal, nem algo mágico”, o “segredo” está em entender o que REALMENTE é e o que significa trabalhar em um mercado de probabilidades. Durante toda a semana, reforcei essa visão na abertura do mercado no domingo passado, que o sentimento do mercado tinha mudado em virtude dos fatores externos que aconteceram – Brexit e acordo entre EUA e USA (principalmente) –  e entender que atualmente as economias domésticas estão mais conectadas e reagem mais rapidamente a fatores externos importantes, nosso IBOV não seria uma exceção.

De indicadores econômicos referente a nossa economia vimos que:

  • o fluxo especulador estrangeiro segue saindo de nosso mercado, contudo o fluxo interno em nosso índice segue aumentando. Arrisco a dizer que muito deste movimento interno se deve ao “novo” corte na taxa de juros (Selic) o que impacta forte e diretamente o mercado de renda fixa brasileiro;
  • Os índices de inflação (IPCA-15), mostraram um aumento no mês e está levemente acima das expectativas dos economistas feita no início do ano, contudo seguem abaixo da meta do governo;
  • Houve uma criação de novos empregos maior que a expectativa, com o indicador CAGED indicando uma criação de 99,230 empregos. Apesar desta melhora, em minha opinião, estamos ainda muito longe de “solucionar” o problema do alto número de desempregos em nosso país, contudo o índice parece mostrar que estamos caminhando na direção certa;
  • O ambiente político voltou a trazer nervosismo a nosso índice IBOV com temas como CPMF e outros “impostos” sendo debatidos na câmara e senado;
  • Por último, mas não menos importante, me chamou a atenção a melhora significativa do “índice de confiança do consumidor” medito e calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mostrou uma forte melhora 91,6 para dezembro.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Durante a semana passada, acompanhamos o IBOV se manter sob o domínio dos compradores e realizar o cenário 01 que eu havia desenhado na semana passada. Sendo assim, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:

– Cenário 01:  Em termos técnicos, gostaria de chamar a atenção que não adicionei nenhum elemento novo ao gráfico e acredito que a linha de tendência rápida de alta que adicionei semana passada poderá ter um papel importante em breve. Os compradores seguiram com um apetite vorás por nosso índice o que auxiliou o rompimento da região de confluência localizada em +-113.800 e vindo a testar a região de +-114.800, conforme eu havia desenhado na semana passada. Caso os “touros” sigam dominando nosso mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de impulsionar nosso IBOVESPA para regiões ainda mais altas, como demonstrado no gráfico acima. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Em termos técnicos, não fiz nenhuma alteração.  Apesar da leve realização de lucros que acompanhamos na sexta-feira, os vendedores não tiveram força suficiente para impulsionar nosso IBOV para baixo da região de +-114.800. Caso exista um ímpeto maior dos vendedores nesta semana, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos nosso IBOVESPA testar as regiões marcadas no gráfico com flechas vermelhas. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Ao nos aproximarmos do final do ano civil de 2019, como de costume, teremos diversos feriados na semana, contudo estarei atento, especialmente, aos indicadores divulgados na sexta-feira, mais especificamente: Taxa de desemprego e IGPM.

Por termos alguns feriados na semana, relembro a todos para ter cautela em suas operações e ao mesmo tempo gostaria de desejar um FELIZ NATAL que todos tenham excelentes momentos rodeados pelas pessoas importantes para cada um e que Deus abençoe cada um de vocês e suas famílias.

SIM, está não é a última publicação minha do ano!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login