Não vou apagar a luz! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Não vou apagar a luz!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA, contudo no final do estudo, existe um convide muito especial para vocês.

– Giro Rápido pelo Mundo

Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!

Acompanhamos uma última semana do mês BEM volátil, porém devido a mudança do sentimento do mercado que vimos na terça-feira, os compradores entrarão com força em nosso índice e o ajudaram a voltar a fechar acima dos 101.000 pontos.

Tivemos diversos catalisadores importantes durante a semana, mas sem dúvida alguma a reaproximação dos EUA com a China foi um dos principais motivos pela entrada de força de compra no mundo, algo que vou falar bastante na abertura do mercado.

Como eu havia avisado, no artigo anterior, deveríamos ter muito cuidado com as informações vindo de Shanghai e de Washington… e a coisa veio quente!

Devido aos comentários positivos que tive durante toda a semana passada e para tornar o este estudo mais objetivo e claro, recomendo que quem deseje saber o que aconteceu no MUNDO e descobrir o que chamou minha atenção no mercado, inclusive como operei, assista o vídeo da série ABERTURA DO MERCADO que faço todo domingo no canal de uma grande corretora.

Se você faz parte de nosso projeto TRADER 24 Horas, já sabe que receberá o link direto na lista do TELEGRAM gratuitamente, se você segue a @MTEAMBR no Instagram também verás que divulgo o link lá, se está no PROJETO SAT recebe por WhatsApp… em resumo… se você tem interesse é bem fácil de achar.

– Pousando em nossa movimentada República

Como todos sabem, aqui eu comento tanto os dados positivos como os dados negativos que estão sendo divulgados de nossa economia, interessante ver que muitos optam somente por comentar um dos lados. Não entendem que, ao fazerem isto, AUTOMATICAMENTE estão excluindo um enorme número de possibilidades de operação no mercado.

No último artigo, falei para prestarmos atenção em alguns indicadores nacionais e REALMENTE eles ajudaram a movimentar o mercado, visto que: O PIB de nosso país, acumulado anual, está em +1% acima da projeção de muitos; a taxa de desemprego caiu para 11,8%; o superávit orçamentários de julho veio muito melhor do que o esperado -2,7662 bilhões e não -5,140 bilhões; o índice IGPM fechou negativo no mês de agosto -0,67%; e a relação dívida/pib ficou dentro do esperado em 55,8%.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Durante a semana passada, acompanhamos inicialmente o índice IBOVESPA efetuar o cenário 02 que eu tinha desenhado no estudo da semana passada, perfurando a região de 97.500 pontos e indo testar a linha intermediaria de confluência ( que já tínhamos desenhado no gráfico desde MARÇO de 2019), para então, com a mudança de sentimento do mercado e com a volta dos compradores em nosso IBOV, efetuar o movimento previsto em meu  cenário 01 fechando inclusive acima da região de confluência mediana (linha pontilhada em azul) que temos desenhada no gráfico a DIVERSAS semanas.

Com base no movimento que vimos, elaborei dois possíveis cenários:

– Cenário 01:  Em termos técnicos, eu mantive todas as linhas no gráfico, além de ter expandido a linha pontilhada que temos marcado desde MARÇO/19. Os compradores dominaram 4 dos 5 pregões da última semana do mês e ajudaram o IBOV a fechar acima dos 101.000 pontos. Caso sigamos acompanhando um movimento de busca pelo risco no mundo e em nosso mercado interno esta semana, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de 102.500 e superiores. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Em termos técnicos, eu mantive todas as linhas no gráfico, mesmo que a linha de tendência de baixa rápida tenha sido quebrada, ainda deixarei ela no gráfico, pois meus critérios ainda não dizem para excluí-la. Caso nesta semana, surja alguma notícia dando a entender que o encontro entre os EUA x China poderia não acontecer, este fato poderia mudar o atual sentimento do mercado o que poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a testar a região dos 100.000 e inferiores. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Sempre é interessante acompanhar o relatório FOCUS toda segunda AINDA mais na primeira segunda do mês. Nesta semana que se inicia irei acompanhar principalmente o nível de produção industrial (que será divulgado na terça) e os indicadores oficiais de inflação (IPCA) que serão divulgados na sexta-feira.

Sigo acreditando que teremos uma agenda internacional bem agitada, por isto muita cautela em suas operações e a importância de ver a série ABERTURA DO MERCADO no Youtube.

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login