IBOV avisou e foi rumo aos 85k … o que esperar nesta semana?! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

IBOV avisou e foi rumo aos 85k … o que esperar nesta semana?!

///
Comentário
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Vamos direto ao assunto! Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

Para o leitor que perdeu a Análise da semana passada basta CLICAR AQUI,  para ter acesso ao mesmo.

– Giro Rápido pelo Mundo

– Ásia: Índice Nikkei bateu a máxima de 27 anos durante a semana passada. Os preços dos derivados de leite registram uma queda de -1,90% afetando diretamente os ativos que trabalham neste setor, bem como as moedas de países exportadores deste produto. Acompanhamos uma semana positiva para a moeda japonesa que fechou com forte valorização frente a grande maioria das moedas dos países daquele lado do globo.

– Velho Continente: Enquanto acompanhamos um fortalecimento da moeda da “terra da rainha” frente ao dólar vimos à moeda única sofrer frente à moeda da maior economia do mundo. Os “indicadores de sentimento”, divulgados na semana passada, referentes ao setor industrial e ao setor de serviço do Reino Unido vieram levemente acima do que o mercado esperava, impulsionando assim sua moeda.

– Novo Continente: Os números macroeconômicos da maior economia do mundo sinalizaram, novamente, que a economia pode estar reagindo conforme o FED havia declarado semana retrasada. Desde o início da semana passada, o mercado estava aguardando a divulgação da nova taxa de desemprego e o número de criação de empregos (com exceção dos empregos agrícolas). O número de empregos criados foi de 134 mil e a taxa de desemprego caiu para 3,7%, uma redução de 0,20% frente à divulgação do número do mês passado.

– Pousando em nossa movimentada República

Passando rapidamente sobre os indicadores macroeconômicos em nosso país, vimos que a balança comercial veio abaixo do esperado; a produção industrial no mês de agosto registrou -0,30% acumulando 2,0% no ano, abaixo do esperado que era 3,20%; vimos um enorme fluxo de dinheiro saindo do país (-6,138 bilhões) e o índice IPCA registrou alta de 0,48% em setembro e acumula +4,53% no ano.

 

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Enquanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido, fechou com forte desvalorização de -1,35% na última sexta-feira, o índice norte-americano, Dow Jones, fechou também em baixa de 0,55%, ambos os índices repercutindo a venda massiva nas empresas Telecom.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Durante a semana passada, foi possível identificar inicialmente que o nosso índice Bovespa superou o movimento que tinha desenhado para o cenário 01, chegando a atingir os 85.000 pontos e depois recuando à região de suporte localizada em +- 82 mil pontos. Observando o movimento de nosso IBOV nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Após um total domínio dos compradores em nosso índice, vimos uma pequena correção em direção à zona de suporte (+- 82 mil pontos). Os vendedores voltaram ao mercado nas zonas de resistências mostradas no gráfico, contudo não foram capazes de anular a alta que acompanhamos na terça e quarta-feira da semana passada. Caso os compradores possam voltar a dominar o mercado nesta semana, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um rompimento da resistência intermediária aumentando ainda mais as chances de vermos um novo teste nos 85 mil pontos.

– Cenário 02: Voltamos à região que estávamos no dia 23 de Maio deste ano, quando, após os vendedores assumirem o controle do mercado vimos nosso IBOV vir testar os 70.522 pontos. Caso exista um novo controle por parte dos vendedores, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste nas regiões de confluência (marcado com círculo preto) de nosso índice.

– Resumindo: Impossível não chamar a atenção para todos terem um cuidado EXTREMO logo neste início de semana, visto que durante o final de semana os brasileiros foram às urnas votar em seu novo presidente.

O cenário político pode seguir impactando e influenciando fortemente nosso mercado de capitais, portanto muita cautela logo no primeiro pregão desta semana.

Convido a todos a participarem do Congresso Brasileiro de Traders que a Youtrading estará proporcionando esta semana.

Espero vocês lá para batermos um papo ao vivo!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBRwww.mteambr.com