Hedge Cambial – Youtrading

Hedge Cambial

Hedge Cambial

//
Posted By
/
Comentário0
/
Categories

Antes de qualquer explicação mais detalhada sobre, é importante dizer que HEDGE é PROTEÇÃO.
Nos últimos meses, presenciamos a disparada do dólar frente ao Real. O cenário econômico não está dos melhores e a preocupação aumenta entre os investidores e o mundo corporativo.
Hedge, é uma forma de ter proteção frente a variação do câmbio realizando uma operação sem que haja liquidação física. A liquidação financeira ocorre somente no seu vencimento.
As empresas importadoras e exportadoras utilizam essa ferramenta no seu dia a dia para proteger seus negócios e ganhar longevidade, sem se preocupar com oscilação de moedas.
O Hedge pode ser realizado através de instituições bancárias, corretoras ligadas a BM&F ou corretoras internacionais.
Um exemplo clássico onde pode-se utilizar o hedge são as empresas que possuem empréstimos em dólar. Podemos ter exemplo de empresa que recebeu crédito em janeiro com compromisso futuro de liquidar após 90 dias. O período que compreende do recebimento até data que encerra o prazo a empresa está exposta à variação cambial, podendo ser positiva ou negativa.
Para evitar surpresas, é possível realizar uma operação de hedge, através da compra da moeda no mercado futuro proporcional ao valor recebido. Sendo assim, caso o dólar se valorizar neste período, a perda será compensada em ganhos na operação de hedge.
Veja ilustração abaixo para importação:

Estruturar operação de Hedge é relativamente simples, mas o ideal é ter um profissional do mercado financeiro para avaliar os dados pessoais de investidores ou empresas.

Evandro Ghinzelli – É colaborador e professor da Youtrading, além de ser trader profissional especialista em operações de hedge. Para mais detalhes sobre o assunto, acesse o site: www.studiofinance.com.br