Eu falei, mostrei e operei, última do ano! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Eu falei, mostrei e operei, última do ano!

///
Comentário0
/
Categories

Boa tarde, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA!

Para deixar mais clara e objetiva a análise resolvi fazer algumas modificações que acredito que todos irão gostar.

– Giro Rápido pelo Mundo

Esta semana não tivemos abertura do mercado, mas aqueles que desejarem mais detalhes sobre tudo o que eu achei interessante sobre o mercado internacional, bem como informações únicas… deixo o link da última abertura… clique aqui … recomendo fortemente que todos assistam.

– Pousando em nossa movimentada República

Como todos sabem, aqui eu comento tanto os dados positivos como os dados negativos que estão sendo divulgados de nossa economia, interessante ver que muitos optam somente por comentar UM dos lados. Não entendem que, ao fazerem isto, AUTOMATICAMENTE estão excluindo um enorme número de possibilidades de operação no mercado.

Acompanhamos semana passada, mais uma vez, nosso índice IBOVESPA marcar mais um novo topo histórico, confirmando o CENÁRIO 01 que eu tinha desenhado 1 semana atrás. Acompanhamos o “sentimento do mercado externo” ajudar nosso IBOVESPA, durante a semana passada, contudo também vimos o índice IGP-M ficar levemente abaixo da expectativa – 2,09% invés de 2,12% no mês de dezembro-  e o índice de desemprego reduzir ( pouco é verdade) – 11,2% – porém sinalizando uma possível tendência de baixa e terminamos vendo um aumento no nível de empréstimos bancários. Acredito que este último tenha sido influenciado pelo fato de que durante o período de final do ano vigente e início do novo ano surgem diversas despesas que, às vezes, fogem do orçamento.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Durante a semana passada, acompanhamos o IBOV se manter sob o domínio dos compradores e realizar o cenário 01 que eu havia desenhado na semana passada. Sendo assim, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:

– Cenário 01:  Em termos técnicos, gostaria de chamar a atenção que não adicionei nenhum elemento novo ao gráfico e acredito que a linha de tendência rápida de alta que adicionei semana passada poderá ter um papel importante em breve. Os compradores (“touros”) voltaram a dominar os vendedores (“ursos”) em nosso mercado nacional, durante a semana passada, rompendo as regiões que eu havia sinalizado e efetuando o cenário 01. Para esta semana, caso os compradores sigam no domínio do mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de confluência de fatores, localizada em +-118.000 pontos, contudo chamo a atenção para as zonas marcadas com um círculo preto, pois existe a possibilidade de vermos um teste nelas. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Em termos técnicos, não fiz nenhuma alteração.  Apesar de terem dominado o último pregão da semana passada os vendedores não foram capazes de frear o ímpeto dos compradores que decididamente dominar a semana. Caso os vendedores consigam dominar nosso IBOV, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de confluência de fatores localizada na região de +-116.000 pontos e, caso superada, poderíamos ver nosso IBOVESPA voltar a testar as regiões inferiores marcadas no gráfico. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Lembro a todos que teremos, mais uma vez, uma semana com feriado e, portanto, MUITO CUIDADO com suas operações. Apesar de termos a divulgação de alguns números sobre o balanço orçamentário (referentes e a novembro) estou mais interessado em o indicador sobre a atividade industrial que será divulgado na sexta-feira.

Meus sinceros votos de felicidade, alegria, paz e amor a todos que me acompanharam por mais este ano de publicação!

Confesso que este ano foi um ano muito especial (sempre o é), com muitos desafios, alguns fracassos, algumas conquistas e desejo que todos tenham encarado estes acontecimentos como oportunidades para crescer, amadurecer e melhorar. Desejo a todas excelentes festas e um feliz e próspero ano de 2020.

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login