Dia 6/1 – Análise Ibovespa – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Dia 6/1 – Análise Ibovespa

///
Comentário0
/
Categories

Que comece o ano… opss já começou e nós já fizemos um gol!!

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA!

Para deixar mais clara e objetiva a análise resolvi fazer algumas modificações que acredito que todos irão gostar.

– Giro Rápido pelo Mundo

Esta semana seguimos sem a abertura do mercado, mas aqueles que desejarem mais detalhes sobre tudo o que eu achei interessante sobre o mercado internacional, bem como informações únicas… deixo o link da última abertura… clique aqui … recomendo fortemente que todos assistam.

– Pousando em nossa movimentada República

Como todos sabem, aqui eu comento tanto os dados positivos como os dados negativos que estão sendo divulgados de nossa economia, interessante ver que muitos optam somente por comentar UM dos lados. Não entendem que, ao fazerem isto, AUTOMATICAMENTE estão excluindo um enorme número de possibilidades de operação no mercado.

Apesar de termos tido uma semana de pregões reduzidas, devido aos feriados, eu havia comentado no artigo da semana passada que gostaria de ver os números que estariam sendo divulgados na última sexta-feira. O PMI veio acima de 50, o que teoricamente segue mostrando uma expansão do setor, contudo vale destacar que o mesmo índice caiu 2,4% em relação a última leitura o que faz com que eu fique mais atenção na próxima divulgação deste indicador. A balança comercial referente a dezembro de 2019 veio 1,25 bilhões acima do esperado o que fez alguns analistas econômicos vibrarem com o número.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Mais uma vez, foi muito interessante acompanharmos o movimento que fez nosso IBOV. Notem que o IBOVESPA fez o exato movimento que eu tinha desenhado no CENÁRIO 01 da semana passada, isto é, veio testar a região de confluência de fatores localizada em +-116.000 pontos, para então ser impulsionado a região dos +-118.000 pelos compradores que seguiram dominando a semana. Sendo assim, volto a desenhar dois possíveis cenários para esta semana que se inicia:

– Cenário 01:  Em termos técnicos, gostaria de chamar a atenção que não adicionei nenhum elemento novo ao gráfico e acredito que a linha de tendência rápida de alta que adicionei semana passada poderá ter um papel importante em breve. Seguimos vendo nosso IBOVESPA ser dominado pelos compradores, contudo no último pregão da semana, os vendedores foram capazes de tomar o controle do pregão, apesar de não terem conseguido irem muito longe. Para esta semana, caso os compradores sigam no domínio do mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo TOPO HISTÓRICO, contudo reforço a atenção para as zonas marcadas com um círculo preto, pois existe a possibilidade de vermos um teste nelas. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Em termos técnicos, não fiz nenhuma alteração.  Apesar de terem dominado o último pregão da semana passada os vendedores não foram capazes de frear o ímpeto dos compradores que decididamente dominaram a semana. Chamo a atenção aos eventos geopolíticos que aconteceram durante o fim de semana, especialmente relacionados entre os EUA e o Irã. Caso exista uma mudança forte no sentimento dominante no mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos os vendedores dominarem nosso IBOVESPA e aumentarem as chances de vermos um teste na linha de tendência rápida de alta e caso quebrada, poderíamos ver um novo teste na região dos 116.000 pontos e inferiores. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Apesar da grande maioria, me acompanhar nesta série há mais de 3 anos, gostaria de reforçar a recomendação de CUIDADO ao operarem no mercado nesta segunda que se inicia, visto que, é provável que tenhamos um ajuste de expectativas pelos grandes players do mercado.

CUIDADO -> Temos uma agenda importante internacionalmente, onde chamo a atenção para o indicador norte-americano que será divulgado na quarta-feira (ADP) e especialmente para os números dos EUA da sexta-feira!

Referente a nossa agenda nacional, estarei com uma maior atenção nos indicadores divulgados na quinta e na sexta-feira. Com atenção especial aos números referente ao setor industrial e o número que veremos no IPCA

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login