Cuidado com a Arbitragem – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Cuidado com a Arbitragem

//
Posted By
/
Comentário
/
Categories

Vira e mexe alguém me pergunta sobre a possibilidade de desenvolver um EA que faça arbitragem entre duas corretoras diferentes. Ou então, pedem minha opinião sobre determinado EA que faça este tipo de tarefa. À primeira vista, esta abordagem parece ser infalível e praticamente sem risco, mas não se engane: a coisa não é bem o que parece…

Basicamente, a estratégia consiste em tentar encontrar discrepâncias de cotações entre duas corretoras diferentes, quer seja porque uma tem a cotação mais atrasada do que a outra ou então, porque há diferenças nas cotações de compra/venda entre elas. Para exemplificar, vamos supor que queremos fazer operações de arbitragem entre a corretora Dindim FX e a corretora Bufunfa Markets e nos deparamos com as seguintes cotações do par EURUSD:

Nesta situação, podemos entrar comprado a 1.08670 na Bufunfa Markets e instantaneamente entrar vendido à 1.08650 na Dindim FX que iremos lucrar 20 pontos (2 PIPs) sem ter que se preocupar para que lado o preço vai. Uma operação infalível, certo? Pois bem… embora pareça algo surreal, oportunidades de arbitragem ocorrem o tempo todo no mercado. Daí você, caro leitor, pode me perguntar: e por que diabos então você ainda não fez um robô assim? Deixa de ganhar dinheiro por quê? É bobo?

Pois bem meu querido leitor… infelizmente, na vida, nem tudo são flores… vou te contar um segredinho: a arbitragem é uma estratégia extremamente sensível (pois é… já levei uns kibes no passado tentando fazer arbitragem, rsrsrs)

Existem vários fatores de risco a considerar para quem deseja embarcar na arbitragem:

– O preço que você vê na tela pode não ser o preço real;

– Latência, falha no servidor ou qualquer outra razão podem fazer com que a atualização da cotação atrase;

– Derrapagem: não tem como garantir que sua ordem será preenchida ao preço solicitado. Além disso, no geral, a derrapagem é maior do que aquilo que você está tentando ganhar, deixando você numa situação com alta probabilidade de prejuízo;

– As corretoras não são burras. Sim, elas monitoram os scalpers que ganham o tempo todo. Além disso, se a corretora manipular o preço e perceber que você está tirando vantagem disso é garantido que sua conta será encerrada rapidinho;

– O tempo que leva para travar a operação: enquanto você não abrir o trade na Dindim FX, o preço pode flutuar – além disso, você estará com uma posição desprotegida na Bufunfa Markets. Ou seja: um mínimo atraso na execução das ordens pode jogar água no chope da estratégia;

Se você ainda não se convenceu que a arbitragem é arriscada por causa da sua natureza extremamente sensível, vamos falar um pouco da mecânica necessária para que ela ocorra.

Vamos assumir que temos um VPS parrudo e com uma conexão de internet potente. Além disso, a latência deste super VPS com as duas corretoras não passa de 20 milissegundos (um piscar de olhos tem em média 100 milissegundos). Agora, vamos aos passos do processo todo:

– A corretora Bufunfa Markets envia a última cotação (20ms)

– O robô que está na conta da Bufunfa Markets comunica-se com o robô que está na conta da Dindim FX para saber se há alguma oportunidade para arbitrar. Vamos supor que os robôs foram codificados com o que há de melhor em engenharia de software e o tempo que eles levam para fazer esta comunicação não passe de 5ms;

– O robô que está na Bufunfa Markets envia uma solicitação de compra à mercado (20ms);

– Por sua vez, a corretora ao receber o pedido verifica se há uma contraparte interessada em vender no preço e volume que o robô quer comprar. Na sequência, ela encaminha o resultado da solicitação para a plataforma. Dependendo das condições do mercado e da corretora, este tempo para acomodar e a ordem pode demorar de 100ms a alguns segundos;

– O robô da Bufunfa Markets recebe a confirmação de que a ordem foi preenchida (20ms);

– O robô da Bufunfa Markets avisa ao robô da Dindim FX que o mesmo pode enviar uma ordem de venda à mercado (5ms);

– O robô da Dindim FX envia a solicitação de venda a mercado (20ms);

– A corretora Dindim FX leva +/- o mesmo tempo que a Bufunfa Markets levou para acomodar a posição no passo 4 (100ms);

Finalmente, toda a sequência da arbitragem foi completada. Quanto tempo levou tudo? Pelas minhas contas, assumindo que não ocorreu nenhum pepino no meio do caminho, o tempo gasto foi de 290ms… agora, se em qualquer etapa der algum chabu, por menor que seja, este tempo pode aumentar de 290 ms para 2 ou 3 segundos (que equivale respectivamente à 2000ms e 3000ms) no pior caso…

Pense comigo: um monte de coisa pode acontecer em 2 ou 3 segundos…. além disso, estas oportunidades de arbitragem geralmente ocorrem quando o mercado está volátil. Conclusão: o pior caso vai acabar acontecendo quando você for arbitrar o mercado – e com uma frequência espetacular. É emoção garantida ou seu dinheiro de volta!!!

Bons trades!

Luiz Tim – para mais informações, acesse: www.ltrobots.com