Conheça os principais perfis dos Players do Mercado – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Conheça os principais perfis dos Players do Mercado

///
Comentário0
/
Categories

Os gráficos podem enganar quando se trata do mercado financeiro. O preço futuro de qualquer ativo pode ser desconhecido. A variação dos ativos depende da oferta e demanda dos participantes do mercado, e cada um deles tem uma necessidade e trabalham suas entradas e saídas de forma diversa. Pode não ser um processo uniforme.

A baixa ou alta liquidez, de forma simples, pode modelar a volatilidade do ativo no curtíssimo prazo. O que é liquidez? Nada mais é do que a intenção dos participantes nas duas pontas: compra e venda.

Alguns players fornecem liquidez operando passivamente, com ordens do tipo limitada (pendurada), e outros querem fechar o negócio com urgência, ou seja, ele consome a liquidez (ordens passivas) disponível. E essa dinâmica do consumo de volume é que pode fazer com que os preços se movimentem nos mercados. Sempre lembrando que oferecer ou tomar liquidez pode ser uma decisão de cada participante, de acordo com suas necessidades e expectativas.

Vamos então conhecer um pouco sobre os principais participantes dos mercados:

 

Hedgers

Os hedgers mais comuns costumam ter posição no ativo subjacente, ou seja, no ativo em que ele faz negócio no dia a dia. Eles usam contratos derivativos (como futuros, CFDs, opções, etc) para reduzir ou limitar o risco de mercado, que nada mais é do que a variação do preço.

Por exemplo, em uma clássica operação de short selling (venda a descoberto), produtores como os fazendeiros, quase sempre vendem contratos derivativos dos produtos que estão cultivando para hedgear (proteger, cobrir) o valor caso o preço da commodity no mercado venha a cair. Isso facilita a vida dos produtores ao facilitar financeiramente o plantio no longo prazo.

De forma similar, os consumidores dessas commodities, como empresas do setor alimentício podem comprar contratos derivativos (realizam uma operação long, comprado) para assegurar o preço de aquisição do produto de seu fornecedor. Hedgear possibilita o planejamento de custo fixo para commodities como milho, trigo, petróleo, gás natural, metais e muitos outros.

Outros exemplos são: as companhias aéreas que fazem hedge do custo do combustível ou os fabricantes de joias que fazem a cobertura do custo do ouro e prata.

 

Traders Individuais

A maioria dos especuladores são traders individuais que negociam seu próprio capital. Normalmente, esses traders são conhecidos como pessoas físicas que desejam participar dos mercados em busca de lucros, operando em um ou mais ativos dos mercados.

A evolução da negociação eletrônica vem ajudando a entrada desses traders ao oferecer plataformas e custos operacionais cada vez mais acessíveis. A facilidade para tomar ou zerar uma posição, combinada com a aplicação de uma gestão de risco moderna, pode oferecer a esses traders o acesso aos mercados e estratégias que antes estavam apenas disponíveis para os participantes institucionais.

 

Mesas Proprietárias (Props)

As mesas proprietárias, também conhecidas como prop firms, buscam lucrar com o resultado gerado pelos seus traders nos mercados. Essas empresas oferecem aos seus traders treinamentos e capital para operar um grande volume todos os dias. Ao usar o capital de uma prop, os traders ganham acesso à mais alavancagem. Eles também têm acesso à um amplo acervo de relatórios, research e estratégias desenvolvidas por grandes instituições.

O modelo atual de mesa proprietária dos principais centros – Chicago e Londres – busca contratar traders altamente capacitados para operar e montar estratégias nos mercados: operações com algoritmos de alta frequência e baixa frequência, market making, arbitragem, estratégias quantitativas e diversas outras oportunidades considerando sempre a tecnologia e matemática como ferramentas principais.

Portfolio Managers

Um gestor (manager) de portfólio ou investimento (também conhecido como Gestor de Fundo) é responsável por investir ou hedgear ativos de um fundo mútuo, ETF ou um fundo de investimento. O portfólio manager faz a gestão das estratégias de investimento dos fundos no dia a dia. Os mercados de derivativos normalmente são empregados pelos fundos para aumentar ou diminuir a exposição média ao mercado sem comprometer o mix geral de investimentos.

 

Hedge Funds

Um hedge fund é um portfólio de investimentos que usa estratégias avançadas para maximizar a lucratividade, seja de forma absoluta ou relativa a um benchmark específico do mercado (por exemplo, taxa de juros, índices de bolsas e cestas de moedas).

O nome hedge fund tem um cunho histórico, visto que os primeiros hedge funds tentaram fazer hedge contra o risco de um mercado de baixa montando posições vendidas no mercado. Hoje, os hedge funds usam centenas de diferentes estratégias para maximizar os retornos do fundo. O diverso e altamente líquido mercado de derivativos oferece a esses fundos a possibilidade de executar grandes volumes, seja para aumentar ou diminuir a exposição de seus portfólios.

Formadores de Mercado (Market Makers)

Os formadores de mercado são empresas que aceitaram contratualmente a fornecer liquidez aos mercados, enviando continuamente ofertas de compra e venda aos mercados. Ou empresas que criam um inventário para lucrar com o spread em diversos ativos e também com rebates (compensação) ao oferecer liquidez em alguns ambientes de negociação.

Os market makers no mercado eletrônico desempenham um papel fundamental nos mercados, pois oferecem muito mais liquidez durante o pregão, possibilitam que grandes operações sejam executadas sem afetar significativamente os preços. Os formadores de mercado normalmente lucram no spread e em programadas de rebates. Não fazem operações direcionais e nem tomam liquidez do mercado.

 

Anderson Alves

Go Day Trading –  https://godaytrading.net

Canal Youtube – https://www.youtube.com/c/GodaytradingNet