Bem-vindo a Xangai – Youtrading

Bem-vindo a Xangai

Bem-vindo a Xangai

//
Posted By
/
Comentário0
/
Categories

Muita gente sabe que a China é a 2ª maior economia do globo, além de ser uma grande consumidora de matérias-primas, entre elas o petróleo e algumas séries de produtos fornecidos pelo Brasil. Por isso, quando este gigante ameaça desacelerar, tornam-se comuns respingos destas crises em países fornecedores, como Austrália e Japão, além do nosso.

Quando se pensa na China, logo vem à nossa cabeça uma série de produtos dos mais variados nichos, sejam originais ou não. Também, pode vir a imagem de um país altamente populoso, com grande concentração de pessoas nos centros urbanos, como as imagens que vemos nos jornais. Vem à cabeça, como principal cidade, a capital Pequim (Beijing), que ficou mais conhecida ainda após sediar os Jogos Olímpicos de 2008 que consagraram Bolt, como homem mais rápido do mundo nos 100m, Phelps, como o maior recordista em ouros numa única edição (8) e a primeira medalha de ouro da nossa natação, com César Cielo, nos 50 metros livres.

Mas, o que muita gente não sabe, é que uma outra cidade cresce a cada dia e ganha cada vez mais projeção: é a cidade de Xangai. Localizada entre o eixo Pequim – Hong Kong, com aproximadamente 25 milhões de pessoas (pode ser comparada a Grande São Paulo) e clima com as 4 estações bem definidas, com temperaturas próximas a 0 grau no inverno e na casa de 30 graus no verão, a metrópole é o maior centro comercial da China e figura entre os 5 centros financeiros mais importantes do mundo. Conta com aproximadamente 1.000 instituições financeiras, sendo quase 200 estrangeiras. Nos últimos anos, sua Bolsa de Valores apareceu entre as 6 primeiras de todo o globo em termos de volume de negociação e capitalização total. Nas últimas décadas, foi uma das cidades com o mais rápido desenvolvimento no globo, na casa de 10% ao ano.

Além da sua importância financeira, também possui o maior porto do mundo, localizado no coração do rio Yangtze, com movimento aproximado de 30 milhões de contêineres por ano, além de possuir um dos maiores parques industriais do país, com destaque para os setores químico, metalúrgico e siderúrgico.

Dentre outras curiosidades, destacamos o Distrito Financeiro de Pudong, que abriga famosos arranha-céus, entre eles Jim Mao Tower e o Shanghai World Financial Center, além da inclusão do Grande Prêmio da China de F1, presente no calendário desde 2012. Seja bem-vindo a esta metrópole do futuro!

Rodrigo Rebecchi

Estas e outras curiosidades sobre o Mercado Financeiro você pode acompanhar na página oficial da Market News no Facebook. Curta e confira:
https://www.facebook.com/marketnews1/