O Mercado pode ser para todos – Youtrading

ARTIGO: O Mercado pode ser para todos

O Mercado pode ser para todos

//
Posted By
/
Comentário
/
Categories

Isso mesmo, sem exceções, o Mercado pode ser para todos! E digo mais: deveríamos pelo menos ter um conhecimento básico sobre investimentos e educação financeira.

Quando comecei a operar no Mercado Financeiro, há quase 5 anos atrás, tinha a impressão que me adentrava em um ambiente absolutamente desconhecido, elitizado, complicado. Algo que era restrito a uma minoria privilegiada. Somente os ricos poderiam operar ou teriam qualificação para tal segmento.

Hoje, depois de algum tempo, tenho outras impressões e incentivo todas as pessoas que conheço a despertar para o Mercado Financeiro mostrando suas inúmeras possibilidades. Gosto bastante do tema “Educação Financeira” e já li vários livros sobre o assunto e o que mais me chamou a atenção foi que, diversos autores alertaram que é interessante para o Governo ou “Sistema” que as pessoas sejam ignorantes financeiramente. É conveniente para os Órgãos Públicos e para as grandes marcas e empresas que a população, de uma forma geral, tenha um comportamento consumista sem critérios e sem planejamento aumentando as receitas e os impostos dos poucos que enxergam todo o iceberg e não somente a ponta. Não entrarei em todos os detalhes sobre este assunto, pois não é o tema em questão, mas gostaria de fazer este gancho para mostrar que o Mercado é e deveria ser para todos.

Em alguns países como Suíça, EUA, Canadá, Japão e Inglaterra são absolutamente comuns as pessoas terem sua vida profissional e suas contas de trading em paralelo. Discussões como os preços das Ações, políticas econômicas, taxa de juros, valorização cambial e muito outros assuntos econômicos são pautas de conversas no ambiente de trabalho, entre amigos, familiares, almoços, passeios, etc. Falar de economia em outros lugares do mundo em que a cultura é diferente não é um “tabu”, mas sim, um interesse comum em conquistar melhores condições monetárias e qualidade de vida. Lembro que quando comecei no Mercado, quando puxava assunto com alguém, parecia que falávamos de um “crime”, algo proibido ou que não deveria ser debatido.

Eu sou a favor da popularização dos Mercados. No meu ponto de vista, as pessoas tinham sim que ter um mínimo conhecimento sobre economia e investimentos. Tinham que ser mais criteriosas na forma como gastar o dinheiro que ganham. Estes assuntos poderiam ser temas de conversas rotineiras. Qual o problema bater um papo sobre uma oportunidade de investimento, uma análise na Bolsa, imóveis, dólar e por aí vai?

Confesso que não é tão simples e fácil se tornar um Trader, ainda mais para os marinheiros de primeira viagem, que podem ter a ideia de entrar de cabeça em um negócio sem nenhum conhecimento, tomar um tombo daqueles, perder parte do patrimônio e nunca mais querer saber do assunto. Mas, se houver um planejamento para buscar informações, cursos de formação e habilidades em um primeiro momento, são grandes as possibilidades da pessoa se tornar um investidor de sucesso sem mudar sua vida, rotina, emprego, etc, a não ser que seja para melhor. Há quem vive direta e exclusivamente do Mercado, como os Traders profissionais, mas a grande maioria toca suas negociações em paralelo às atividades que já executa e conseguem rendimentos extras na conta no final do mês ou pensando na sua aposentadoria.

Hoje em dia, ainda existem mais vantagens: corretoras no Brasil e no mundo aceitam contas pequenas, proporcionam negociações com lotes fracionados, oferecem contas “demo” para praticar com capital fictício até se adquirir consistência e práticas plataformas para computadores, celulares e tablets. Ou seja, o que antes parecia inatingível para os “meros mortais”, está ao alcance de um clique ou de um toque.

Acredito que as oportunidades aparecem para serem aproveitadas, por isso, não deixe de correr atrás e se informar. Às vezes, objetivos ou sonhos que parecem tão distantes podem se aproximar apenas por mudarmos nosso ponto de vista sobre as coisas. Acredite em você, no seu potencial, nas suas várias habilidades e convide-se a participar dos Mercados. Se funciona pra tanta gente, por que não funcionaria pra você também? Faça o teste e descubra!

Rodrigo Rebecchi