Artigo: O Mercado pode andar Tecnicamente dentro dos Fundamentos – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Artigo: O Mercado pode andar Tecnicamente dentro dos Fundamentos

//
Posted By
/
Comentário
/
Categories

Um dos meus primeiros mentores de Forex disse uma frase que não me esqueci mais: “O mercado pode andar tecnicamente dentro dos Fundamentos”.

Naquele momento, não consegui entender aquilo que estava dizendo. Eu ainda não tinha o arcabouço teórico e prático que tenho no mercado hoje. Eu não tinha vivido experiências suficientes para entender aquilo que estava dizendo.

Hoje eu entendo e quero te explicar isso. O que ele quis dizer é que são os Fundamentos Macroeconômicos que podem dirigir o mercado. Os Fundamentos Macroeconômicos podem dar a direção principal do mercado e causar as grandes inversões de tendência. Mas quando acontecem essas grandes inversões, o que acontece é que o mercado acaba tomando o formato dos padrões de análise técnica que nós conhecemos.

Essa compreensão pode dissolver aquele eterno conflito sobre qual tipo de análise é mais eficiente: Análise Técnica ou Análise Fundamentalista. Isso, porque nós conseguimos, assim entender que pode existir um ponto de convergência/confluência entre as duas formas de análise no mercado. A Análise Técnica não está em conflito com a Análise Fundamentalista. Pelo contrário, podem ser usadas de forma complementar.

E sabe o mais interessante? Temos um exemplo prático recente disso no nosso querido USD/BRL. Vamos analisar!

Se olharmos bem, essa pode ser uma resistência clara. Se trata do gráfico Semanal do par USDBRL. É possível ver como o mercado fez um Pinbar exatamente nesse ponto de interesse. Os candles seguintes ao Pinbar foram candles que mostraram indecisão. Algumas semanas depois o preço despencou. Os analistas técnicos diriam:

“Essa é uma clara de zona de resistência, onde o mercado deu sinal de fraqueza por parte dos compradores (no pinbar) e depois de alguma indecisão, o mercado inverteu e caiu, deixando claro que estava respeitando a resistência no semanal. Sinal claro de venda”.

Olhando pro mesmo cenário, um analista fundamentalista diria que o cenário de indecisão é caracterizado pelos período de indecisão com relação à direção da política no Brasil. A apreensão teria então um motivo: A incerteza do rumo da política. Assim também a queda teria uma explicação: a especulação gerada em cima da indecisão e o direcionamento das pesquisas sobre as intenções de voto para presidente no Brasil.

O que isso me diz?

Me diz que o mercado reagiu a evento macroeconômico (eleições presidenciais no Brasil) dentro dos parâmetros da Análise Técnica (formou Pinbar em uma resistência e caiu). Ao adotar essa visão, não é mais possível pensar em conflito entre as duas formas de analisar, mas em um diálogo entre as duas formas.

Essa visão pode ser mais completa e abrangente, ao mesmo tempo que amplia as possibilidades de atuação.

O que eu recomendo pra você agora? Busque estudar e entender as duas formas de análise. Não se limite a uma visão míope sobre o mercado. Entender que o mercado anda tecnicamente dentro dos fundamentos é uma visão muito mais completa e abrangente.

Sucesso!

 

Dyogenes Diniz