Conhecendo o MERVAL – Youtrading

ARTIGO: Conhecendo o MERVAL

Conhecendo o MERVAL

//
Posted By
/
Comentário0
/
Categories

O Merval é o principal índice de bolsa de valores da Argentina, que é a 3ª mais importante da América Latina, atrás apenas da BM&FBOVESPA em São Paulo e da Bolsa de Valores Mexicana na Cidade do México.

Representa as Ações mais negociadas do mercado argentino e foi fundado em 1929, na capital Buenos Aires. Durante 2013, o Merval foi o segundo mercado de ações entre os mais rentáveis do mundo. O índice da Bolsa de Valores subiu 84,97%.

No quadro abaixo, destacamos as principais companhias que compõe o Índice:

A história da Bolsa de Valores da Argentina remonta aos tempos coloniais, quando começaram a vislumbrar os esforços dos moradores locais para gerar negócios. Reunidas no que foi a primeira plataforma de negociação em uma casa de propriedade da família do general José de San Martin, localizada na Rua San Martin 118, as transações eram feitas em onças de ouro.

Com o crescimento do número de sócios e das operações, em 28 de janeiro de 1862, com a presença do governador de Buenos Aires, o General Bartolomé Mitre, abriu-se o primeiro prédio próprio a poucos metros do local anterior que funciona até hoje como um anexo do Banco Central do país.

A partir dos anos 90, o mercado de ações tornou-se a principal instituição que permitiu aos pequenos e grandes investidores participarem como acionistas de grandes empresas de serviços, que se tornaram ofertas públicas após serem privatizadas.

Hoje, como sempre, o mercado de ações continua o seu trabalho de levar os benefícios de financiamento através do mercado de capitais para todos os cantos do país, comprometido com sua missão de canalizar as poupanças para as atividades produtivas.

Rodrigo Rebecchi