Análise S&P500: Se não segurar, eu posso cair! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise S&P500: Se não segurar, eu posso cair!

///
Comentário
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Antes de começar, gostaria de lembrar a todos aqueles que não leram a análise anterior podem fazê-lo Clicando Aqui.

Tendo dito isto, vamos direto ao que interessa…

– “Por dentro dos EUA”

Passado a euforia com o anúncio do aumento da taxa pelo banco central norte-americano, acompanhamos desde o dia 27/09 muitos dados macroeconômicos sobre a maior economia mundial.

Excluindo as novas falas do Sr.Trump e do Sr. Powell, chamo a atenção para o índice que busca medir o “clima” entre os responsáveis pelas compras em todos os setores da economia, exceto a indústria. O índice veio muito acima do esperado, o que pode ser interpretado como sendo positivo para a economia norte-americana, visto que as empresas seguem comprando, seja para atender a atual demanda, ou seja, para atender a demanda futura projetada.

Outro indicador muito importante para o mercado, o ADP, veio com um enorme desvio-padrão positivo, reforçando a expectativa e projeções dos membros do FED.

O índice dólar não para de subir e estava registrando 95.40 no momento que escrevo este artigo.

Hoje, teremos a divulgação de dois indicadores que tradicionalmente trazem muita volatilidade ao mercado, são eles: a taxa de desemprego dos EUA e o número de criação de empregos (com exceção dos empregos agrícolas).

Mas vamos direto aos gráficos…

– Ilustração e Opinião

O S&P500 fechou nesta última quinta-feira registrando uma forte queda de -1,07%, não sendo capaz de superar a resistência histórica após o seu teste na quarta-feira.

Vamos dar uma olhada técnica no S&P500.

Acompanhamos o índice efetuar o movimento que desenhei no cenário 01, indo testar a resistência histórica localizada na região de 2.941,82 e sofrendo um assédio enorme por parte dos vendedores, veio em direção ao suporte na região de 2.872,50. Com esta movimentação vamos dar uma olhada em alguns cenários possíveis.

– Cenário 01: A linha rápida de tendência de alta foi invalidada pelo movimento que tivemos hoje (dia 04/10) no mercado norte-americano. O domínio do mercado pelos compradores se deu até o momento em que foi testada a resistência histórica, deste momento em diante os vendedores puderam assumir o controle. Caso os compradores retomem o controle do mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de acompanharmos um novo teste na resistência, +- 2.941,82, e caso superada, poderiam ver um novo topo histórico.

– Cenário 02: Igual que no dia 21/09, os vendedores tomaram o controle do S&P 500 assim que a resistência histórica foi testada. A entrada de volume de venda foi grande, fazendo o índice quase tocar a região de suporte localizada em 2.872,50, onde encontrou grande resistência por parte dos compradores, que puderam fazer o índice voltar a fechar acima de 2.900 pontos. Caso os vendedores possam seguir dominando os próximos pregões, este fato poderia fazer com que o suporte localizado na região de 2.872,50 seja testado e se superado, este fato poderia fazer com que a linha de tendência de alta de médio prazo possa ser invalidada.

– Resumindo: Ficaremos de olho na divulgação dos números de desemprego e de criação de empregos nos Estados Unidos da América e após estes, sugiro acompanhar quem poderá dominar o índice: os compradores ou os vendedores?

Semana que vem não estarei produzindo nossa análise semanal, visto que estarei no grande Congresso Brasileiro de Traders (CBT) produzido pela YOUTRADING!

Vejo você ao vivo lá!

Marco R Simonetto

MTeamBRwww.mteambr.com