Análise S&P500: Pisando fundo!! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise S&P500: Pisando fundo!!

///
Comentário
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Antes de começar, gostaria de lembrar a todos aqueles que não leram a análise anterior, podem fazê-lo Clicando Aqui.

Tendo dito isto, vamos direto ao que interessa…

– “Por dentro dos EUA”

Vou começar este “giro” com os números sobre a economia norte-americana. Na última sexta-feira, acompanhamos a divulgação da criação de mais de 250 mil empregos (excluindo empregos agrícolas) e a manutenção na taxa de desemprego da maior economia do mundo em 3,7%. Volto a mencionar que para muitos economistas os Estados Unidos da América já se encontram em pleno emprego.

Ainda durante a semana passada, acompanhamos a divulgações de informações pelo governo norte-americano sinalizando para um possível fim da “guerra comercial” com a China, fato que trouxe grande alívio para o mercado.

Existem dois grandes fatos aguardados para esta semana, um na quinta dia 08/11/2018. O primeiro diz respeito a eleições de “midterms”, isto é, eleições dos representantes tanto na câmara como no senado. Acompanhamos o atual presidente, sr. Trump, e o antigo presidente, sr. Obama, percorrerem todo o país pedindo apoio à seus candidatos.

O resultado foi que o partido de Trump ficou com o domínio do senado, enquanto que o partido de Obama ficou com a maioria da câmara. Fato que chamou a atenção de muitos, contudo ressalvo que isto acontece TRADICIONALMENTE, isto é, com exceção do período dos atentados de 11 de setembro, normalmente o partido do presidente, normalmente fica com o controle somente de uma das casas. Para muitos cientistas políticos isto chamou a atenção.

A reação do mercado financeiro (no dia seguinte) foi a maior desde 1982, fazendo o índice de segunda-quarta (de 05-07/10) acumular uma forte alta de 3,34%.

O segundo fato importante para esta semana, na quinta, dia 8 é a divulgação da nova taxa de juros dos EUA, junto com o relatório FOMC. A expectativa do mercado é que a taxa de juros se mantenha em 2,25% e que o último aumento se dê no mês de dezembro.

Mas vamos direto aos gráficos…

– Ilustração e Opinião

O S&P 500 fechou nesta última quarta-feira com uma forte valorização de 2,12%, principalmente impulsionado pelos resultados das eleições naquele país.

Vamos dar uma olhada técnica no S&P500.

Acompanhamos o mercado superar o cenário 01 que eu tinha desenhado na semana passada, superando inclusive a zona de suporte/resistência localizada na região de 2.796,93 pontos. Com esta movimentação vamos dar uma olhada em alguns cenários possíveis.

– Cenário 01: Os comparadores dominaram o índice desde o último artigo, somente tendo sido superados 1 dia pelos vendedores. Caso os compradores sigam no comando do mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de acompanharmos um novo teste na região de 2.834,16 pontos e superiores, regiões que não vemos desde agosto de 2018.

– Cenário 02: Apesar dos vendedores terem sido superados nos últimos pregões, ressalto no gráfico (linha pontilhada vermelha) que a atual, onde o índice se encontra, é a mesma que em 17 de outubro e pode ter sido considerada interessante pelos vendedores, dando início a uma forte queda no índice. Caso os vendedores retomem o controle do mercado nesta região, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de suporte/resistência localizada em 2.747,11 e inferiores.

– Resumindo:  Até o momento, o título de meu artigo da semana passada tem se mostrado coerente, isto é, começando o mês com o pé direito, contudo chamo a atenção para acompanharmos a decisão do FED sobre a nova taxa de juros, isto é, se teremos surpresas ou não.

A título de curiosidade, lembro que na segunda-feira que vem (12/11) todos os bancos naquele país estarão fechados devido ao “dia do veterano”.

Bons trades e até a próxima semana!

 

Marco R Simonetto

MTeamBRprojetosat.mteambr.com