Análise S&P500: Fazendo o dever de casa! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise S&P500: Fazendo o dever de casa!

///
Comentário
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Retornamos nosso estudo técnico sobre o índice S&P 500 em meio a uma situação bem interessante!

Tendo dito isto, vamos direto ao que interessa…

– “Por dentro dos EUA”

Desde nosso último estudo, tivemos diversas situações importantíssimas que impactaram fortemente os mercados norte-americanos, principalmente seu mercado de renda variável.

Do início desta semana (dia 14 até o momento que escrevo este artigo 17/01) o S&P 500 acumula uma alta de 0,76%, contudo no ano de 2019 já possui um acumulo positivo de 4,36%.

Com o intuito de objetivar este estudo, irei citar somente alguns dos fatos, por exemplo: tivemos um aumento na taxa de desemprego dos EUA para 3,9%, porém ressalto que para muitos economistas os Estados Unidos da América seguem estando em uma situação de pleno emprego; houve uma criação de emprego acima do esperado divulgada pelo indicador NFP (312 mil criados efetivamente enquanto a previsão era de 179 mil); estamos tendo o maior “desligamento” dos Estados unidos da história, devido a não aprovação do orçamento do governo do TRUMP (lembro aqui que citei anteriormente que na segunda o governo Trump superou o “desligamento” do governo Clinton de 1995), entre outros fatos importantes.

– Investigando um pouco mais a fundo os EUA -> A decisão comunicada EXCLUSIVO PROJETO SAT

Mas agora vamos direto aos gráficos técnicos…

– Ilustração e Opinião

O S&P 500 fechou nesta última quarta-feira em leve alta de 0,22% impactado fortemente pelos comentários feitos acima!

Vamos dar uma olhada técnica no S&P500.

É possível acompanhar que mesmo nossa última análise sendo feita no ano de 2018 é possível verificar que os níveis técnicos traçados permanecem sendo muito efetivos. Com a movimentação que tivemos, consigo elaborar alguns cenários.

– Cenário 01: Devido a estrutura técnica que encontramos no índice é possível traçar uma linha rápida de tendência de alta (pontilhada em azul) ao mesmo tempo vemos (uma vez mais) a importância de termos identificado os níveis de confluência de fatores, pois vemos que têm existido uma grande briga entre compradores e vendedores neles. Caso os compradores sigam no controle do índice, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de 2,672 pontos o que nos levaria para níveis próximos ao início de 2018.

– Cenário 02: Há 9 pregões os vendedores não sabem o que é terminar um dia no controle do S&P 500, contudo vale lembrar que eles foram os responsáveis por em menos de 3 meses eliminar todo o ganho de 2018 e ainda fazer o índice fechar com um acúmulo negativo. Estamos próximos a regiões que anteriormente foram consideradas interessantes para os vendedores, caso este fato volte a acontecer, isto poderia aumentar as probabilidades de vermos o S&P 500 retornar a região dos 2,573 pontos.

– Resumindo: Estamos vendo diversos movimentos geopolíticos (exemplo BREXIT) que estão impactando fortemente os mercados, porém a situação orçamentária é algo fundamental que se tenha uma solução visto que em breve deverá começar a atingir as principais agências daquele país.

Os níveis técnicos que constam no gráfico são os mesmo que nos acompanharam (de maneira muito satisfatória) em 2018, algo que é defendido fortemente pela teoria da analise técnica e por isto os utilizo, contudo vale lembrar que é necessário entender que cada momento é único no mercado, por isso que passado não representa o futuro sendo assim é necessário sempre estarmos atentos as mudanças estruturais que afetam a análise técnica.

Bons trades e nos vemos semana que vem!

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólido, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

 

Marco R Simonetto – MTEAMBR – www.projetosat.mteambr.com