Análise S&P500 5/4/19: Chegando ao topo histórico… AJUDA AÍ, MR. TRUMP! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise S&P500 5/4/19: Chegando ao topo histórico… AJUDA AÍ, MR. TRUMP!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Retornamos nosso estudo técnico sobre o Índice S&P 500 em meio a uma situação bem interessante!

– “Por dentro dos EUA”

Desde nosso último estudo, tivemos diversas situações importantíssimas que impactaram fortemente os mercados norte-americano e mundiais, muitas delas eu já comentei nas listas de transmissões, porém farei um brevíssimo resumo para todos aqueles que não nos acompanham.

Após as falas do presidente do FED, as quais expliquei aqui no último artigo exaustivamente, acompanhamos diversos presidentes dos bancos centrais dos Estados (isso mesmo, com algumas exceções, cada estado tem seu próprio banco central, mas isto eu explico em uma outra oportunidade) entrarem em cena. Vou pegar dois exemplos com posições opostas para ilustrar bem o atual cenário dos EUA.

O FED Harker (atualmente não vota), que possui viés baixista, comentou que não vê possibilidade de uma queda de juros ainda este ano. Ressalto, que a posição tradicional dele é sempre por um corte na taxa.

Já a FED Mester (atualmente também não vota), que possui viés altista, sinalizou que não estaria muito confortável com um aumento de taxa ainda este ano, apesar de não descartar a possibilidade. Vejam que o viés dela é mais baixista do que altista.

Por fim, se analisarmos a ferramenta que mede a probabilidade de aumento ou redução de taxa do próprio banco central norte-americano, veremos que a probabilidade de um aumento ainda este ano vem diminuindo gradativamente e estamos já em 50% e caindo.

Além disto, também temos outro FATO IMPORTANTÍSSIMO impulsionando os índices de bolsa nos EUA.

Parece que finalmente teremos a assinatura do acordo comercial entre os EUA e a CHINA (detalhei bastante no último artigo), tanto que nesta quarta-feira para quinta-feira o vice da China estará em Washington, DC, para negociar o tão esperado encontro entre TRUMP e o Xi Jinping. Enquanto aguardamos, notem que o índice de volatilidade tem estado baixo durante esta semana.

Sabemos que os números norte-americanos estão vindo um pouco abaixo do que é o esperado, contudo existe uma enorme expectativa para acompanhar o resultado dos índices: NFP, taxa de desemprego e o preço médio pago por hora nesta sexta-feira dia 05/04/19.

Mas agora vamos direto aos gráficos técnicos…

– Ilustração e Opinião

O S&P 500 fechou nesta última quinta-feira em alta de +0,21%, mesmo com os novos Twitters do TRUMP endereçados ao governo mexicano.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu deste o último post junto com os cenários que penso.

Uma nota de rodapé somente… as linhas são as mesmas que trabalhamos há mais de 2 anos…. vamos dar uma olhada técnica no S&P500.

– Cenário 01: Tecnicamente, atualizei a linha de tendência de médio prazo (linha pontilhada azul), visto que o topo anterior foi superado. Caso os investidores sigam motivados e com forte apetite pelo risco, impulsionados fortemente pelo tão esperado acordo comercial, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a testar o topo histórico do S&P 500 (feito em 03/outubro/2018), e talvez superá-lo.  (vide gráfico flechas azuis)

– Cenário 02: Gostaria de chamar a atenção (NOVAMENTE) para que no dia 10 de outubro de 2018, vimos o S&P500 iniciar uma forte queda que teve seu ponto inicial, exatamente o ponto que estamos neste momento, isto é, em cima da região de confluência de fatores localizada em +- 2.872,50 pontos. Caso este movimento aconteça novamente, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de confluência localizada em +- 2.834 pontos e, caso superada, poderíamos ter o início de uma nova tendência de baixa.  (vide gráfico flechas vermelhas)

– Resumindo: Finalmente estamos chegando próximo do fim da novela entre os EUA e a China bem como saberemos em breve o resultado do NFP, algo que tem elevado o nível de volatilidade no mercado.

É verdade que ainda temos o BREXIT, contudo, primeiro devemos nos ocupar com os problemas de casa para então se preocupar com os problemas de fora, ao menos é esta minha opinião.

Volto a chamar a atenção para um ponto fundamental. Notem que a precisão técnica dos níveis que desenhei e que estamos acompanhando há mais de anos. Isto pode mostrar a importância da análise técnica para aqueles que não acreditam, pois estou fazendo e disponibilizando estas análises há mais de anos, SEMPRE FALANDO 1 SEMANA ANTES o que acredito que pode acontecer, lembrando que o que REALMENTE acontece é uma decisão do mercado. Da mesma forma, notem o poder que temos ao conciliar os dados técnicos + dados fundamentais + sentimento, esta combinação de fatores tem por objetivo aumentar o grau de confiabilidade de nossos SETUPs, porém lembro sempre que estamos em um mundo de probabilidades.

Bons trades e sucesso a todos nós!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login