Análise IBOVESPA: Será que o “TREM” sai dos trilhos esta semana?? – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise IBOVESPA: Será que o “TREM” sai dos trilhos esta semana??

///
Comentário
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso Índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Durante a semana passada, vimos o PIB Chinês vir bem abaixo do esperado impactando fortemente os mercados mundiais, mas também houve uma notícia “boa” chinesa, a produção industrial veio acima do esperado trazendo um alívio para o mercado. Na quarta-feira, acompanhamos o banco central japonês anunciar que a taxa de juros daquela economia segue em -0,10% e vimos os números australianos referente aos empregos vir abaixo do esperado, registrando apenas 5%, contudo como salientei, para nossa lista de transmissão, apesar da melhora no índice, vimos que o emprego “full-time” está decrescendo, enquanto o “part-time” está subindo… uma situação não ideal para as economias. Dos índices que acompanho naquela região, chamo a atenção para o índice de Hong Kong, que acumulou uma alta de +1,77% nesta semana.

Já no “velho continente”, iniciamos a semana com o discurso da Primeira Ministra May no parlamento. Como trouxe para todos os nossos membros, o discurso não foi nada convincente e ela foi muito atacada pela oposição. No dia seguinte, o número de desemprego do Reino Unido foi divulgado, mostrando mais uma redução (4%) e a média do valor pago ao trabalhador subiu em relação a última medição. Os números referentes aos principais países pertencentes a União Europeia, no que se refere as indústrias, vieram abaixo do esperado o que acabou pressionando os índices daquela região. Terminamos a semana com o anúncio do presidente do banco central europeu, confirmando que a taxa de juros da zona do euro permanecesse em 0%. Chamo a atenção de todos para o fato de que enquanto os principais índices europeus fecharam em leve alta, o FTSE 100 fechou em forte queda esta semana (-2,28%), refletindo a instabilidade no quesito BREXIT.

No “novo continente”, diferente da semana passada, os números canadenses decepcionaram e pressionaram a moeda de seu país, bem como seu principal índice de bolsa, visto que as vendas a varejo vieram muito abaixo do esperado, uma queda de -0,60% comparado com o mês anterior. Na maior economia do mundo, seguimos vendo a disputa sobre a aprovação do orçamento do governo TRUMP. Os principais índices norte-americanos fecharam alternados em leve alta e leve baixa, contudo espero uma semana “muito quente”, mais detalhes abaixo.

Após este breve relato do que aconteceu na semana passada, abaixo apresento um breve resumo do que estarei prestando atenção na próxima semana, por região, no mundo:

– Ásia-Pacífico: EXCLUSIVO PROJETO SAT https://bit.ly/2FAzoSu

– Velho Continente: EXCLUSIVO PROJETO SAT https://bit.ly/2FAzoSu

– Novo Continente: EXCLUSIVO PROJETO SAT https://bit.ly/2FAzoSu

 

– Pousando em nossa movimentada República

Apesar de curta (devido ao feriado da sexta-feira) tivemos uma semana bem interessante em nosso mercado nacional. IPCA veio levemente abaixo do esperado, em sua leitura mensal (0,30), contudo o índice de evolução de emprego do CAGED veio levemente melhor do que o esperado; Infelizmente tivemos o caso de mais uma barragem se rompendo (em MG) resultando em vidas perdidas, afetando o ecossistema do local e ainda suspeitas de que outras barragens podem romper-se.

Nosso índice IBOVESPA, acumulou esta semana uma alta de +1,64% de valorização.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Enquanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido fechou fortemente em queda esta semana (-2,28%) o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registrou uma leve alta de +0,10% no acúmulo da semana, impactados fortemente pelo descrito acima.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Durante a semana passada, foi possível identificar que o IBOVESPA efetuou exatamente o CENÁRIO 01 que eu tinha desenhado no último estudo, fazendo uma nova máxima histórica na zona de 97.500 pontos. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Devido ao comportamento técnico que vimos em nosso IBOV, atualizei a linha de tendência rápida de nosso índice (linha pontilhada verde). Chamo a atenção que o IBOVESPA fez mais um topo histórico e que os “ursos” não conseguiram dominar nenhum pregão. Caso este fato volte a acontecer, isto poderia aumentar as probabilidades de vermos nosso índice se aproximar cada vez mais da marca dos 100.000 pontos. (vide gráfico)

– Cenário 02: Nos mercados externos, os vendedores já conseguiram dominar alguns pregões e inclusive conseguiram fazer com os alguns índices importantes fechassem negativos na semana. Estamos em uma zona que considero como confluência de fatores, o que poderia atrair os vendedores a nosso mercado. Caso este fato se concretize isto poderia aumentar as probabilidades de vermos um recuo de nosso índice, inclusive rompendo a linha rápida de tendência em nosso gráfico. (vide gráfico)

– Resumindo: ATENÇÃO – A vale representa cerca de 11% de nosso índice e sua cotação caiu fortemente nos mercados externos devido ao caso de Brumadinho – MG. Percebam que MATEMATICAMENTE se SOMENTE as ações da VALE caírem cerca de 10%, isto ocasionaria uma queda de aproximadamente 1% em nosso IBOV, sem contar o efeito dominó.

Além disso, teremos uma semana importante pela frente, pois teremos a divulgação da taxa de desemprego brasileira na quinta-feira e os números da produção industrial na sexta-feira.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com