Análise Ibovespa – Quem poderá vencer esta semana? – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa – Quem poderá vencer esta semana?

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Vamos direto ao assunto! Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos direto em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

– Ásia: no último artigo comentei sobre a reeleição do Sr. Abe no Japão e que o mercado esperava que a atual política econômica fosse mantida. Durante a semana que passou, vimos que o Banco Central Japonês manteve sua taxa de juros em -0,10% e comunicou ao mercado que seu foco está na curva de rendimento dos títulos públicos do Japão.

– Velho Continente: todos os holofotes focaram-se na decisão sobre no Banco Central Inglês que decidiu aumentar em 0,25% a atual taxa, que agora se encontra em 0,50%. Contudo, as declarações do presidente do banco central após o aumento foi tida como uma surpresa e fez com que o valor da libra retrocedesse invés de avançar contra as principais moedas no mundo.

– Novo Continente: na última sexta-feira foi divulgado o NFP (Non-Farm Payroll) dos EUA, que vieram muito abaixo do esperado, porém novamente a taxa de desemprego dos EUA retrocedeu para 4,1%, o que muitos economistas já consideram como pleno emprego, enquanto a taxa de desemprego do Canadá aumentou e retornou para 6,3%.

– Pousando em nossa movimentada República

O faturamento real da indústria caiu 0,9% em setembro frente agosto; Petrobras anunciou aumento na gasolina; segundo o Banco Central, a entrada de dólares superou saídas neste ano; as reformas continuam no mesmo lugar e no cenário político, cada vez mais surgem rumores sobre possíveis alianças para lançar os “novos candidatos”.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o principal índice inglês, o FTSE 100, como um dos principais índices norte-americanos, o Dow Jones, fecharam praticamente estáveis, +0,07% e +0,10%, respectivamente, refletindo a agenda econômica.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Com base no movimento que acompanhamos na semana passada, foi possivel identificar que nosso índice realizou o movimento que descrevemos no cenário 02 da semana passada. Observando o movimento de nosso IBOV nesta semana, pode ser possível elaborar dois novos cenários para a semana vindoura:

– Cenário 01: Com o fechamento da última sexta sendo exatamente em cima de nossa zona de suporte, caso exista uma entrada de força compradora em nosso índice, este fato poderia fazer com que a região de 75.000 fosse novamente testada, levando nosso IBOVESPA novamente, para dentro do canal de lateralização.

– Cenário 02: Acompanhamos que o nosso índice veio testar a região de 73.000 pontos e retornou para a região de 73.900. Caso os vendedores continuem no controle do mercado nesta semana que se inicia, este fato poderia fazer com que a região de 72.600 fosse testada e se superada, nosso índice poderia retornar a região perto dos 70.500.

– Resumindo: A volatilidade que eu esperava (conforme comentei no artigo anterior) se confirmou durante a semana passada. Para esta semana estou de olho para ver quem será o vencedor na “briga” pelo comando do mercado, se serão os compradores ou os vendedores.

Sucesso à todos nós e até semana que vem!

Marco R Simonetto