Análise Ibovespa: NINGUÉM PASSA DE ANO NO VERMELHO, E AGORA? – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa: NINGUÉM PASSA DE ANO NO VERMELHO, E AGORA?

///
Comentário
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Vamos direto ao assunto! Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

!!ULTRA-NOVIDADE!! -> TENHA acesso a um treinamento totalmente gratuito e aos materiais feitos por toda equipe da MTEAMBR -> BASTA CLICAR AQUI!

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Os dados macroeconômicos, a inabilidade de produzir inflação constante e os comentários do Fundo Monetário Internacional não tem ajudado em nada o mercado de ações do japonese que acumularam uma forte queda de -5,65% nesta semana. Na mesma linha o índice Shanghai fechou com uma desvalorização de -2,99% com o mercado chinês “implorando” por novos planos de incentivo para a economia local ao seu governo.

Já no “velho continente”, a questão em aberto “MY DEAL OR NO DEAL” puxou uma vez mais os índices europeus para o território negativo, com o DAX, principal índice alemão, acumulando uma queda de -2,13% e o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido, com uma queda de -1,81%.

No “novo continente”, o banco central norte-americano (FED) foi uma “peça” fundamental para o “derretimento” dos índices. O S&P 500 acumulou uma queda de -7,05% e o NASDAQ 100 acumulou uma queda expressiva de -8,32% nesta semana.

Abaixo um pequeno resumo dos principais fatos que me chamaram a atenção e impactaram fortemente o mercado nesta última semana, por região.

Como alertei durante toda a semana em nossa lista de transmissão, esta semana seria muito importante pois muitos bancos centrais estariam se pronunciando e apresentando suas principais linhas de ação bem como suas preocupações para 2019. Devido a este fato, expandirei um pouco mais os detalhes de cada região.

– Ásia-Pacífico: PRESENTE DE NATAL DO MARCO -> ACESSO GRATUITO CLIQUE AQUI <-

– Velho Continente: PRESENTE DE NATAL DO MARCO -> ACESSO GRATUITO CLIQUE AQUI <-

– Novo Continente: PRESENTE DE NATAL DO MARCO -> ACESSO GRATUITO CLIQUE AQUI <-

– Pousando em nossa movimentada República

Com a proximidade da troca do governo federal, tivemos muitos eventos “não financeiros” que somente comento em ambiente interno, mas que todos sabemos que podem afetar o mercado financeiro, principalmente pela questão da insegurança jurídica que têm se tentado, há anos, criar em nosso país. Fazendo uma rápida passagem pelos nossos números nacionais, vimos o IPCA-15 vindo abaixo do esperado, acumulando 3,86% no ano; acompanhamos a criação de empregos vir acima do esperado (+-59K) e tivemos a confirmação que o investimento estrangeiro direto em nosso país veio abaixo do esperado em novembro.

Nosso índice BOVESPA, nesta semana, seguiu o mercado externo, acumulando -2,00% nesta semana.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Enquanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido fechou em alta no ultimo pregão da semana registrando +0,14%, enquanto o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registrou uma forte queda de -1,81%.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Durante a semana passada, foi possível identificar que o IBOVESPA efetuou exatamente o movimento que desenhei no CENÁRIO 02 da semana passada vindo testar a região de confluência de fatores localizada em +- 85 mil pontos. Observando o movimento de nosso IBOV nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Apesar dos compradores terem superado os vendedores no último pregão da semana passada, a atual estrutura técnica não gera, em minha opinião, uma tendência muito clara para a próxima semana. Contudo, caso os compradores sigam no domínio do mercado nos próximos pregões, este fato poderia aumentar a probabilidade de vermos um novo teste na região de +- 87.200 pontos e regiões superiores (desenhadas no gráfico).

– Cenário 02: Nos principais índices mundiais, os vendedores estão sendo a maioria e os compradores parecem não ter força de retomar o controle do mercado. Caso este fato siga ocorrendo, isto poderia aumentar as probabilidades de vermos, inicialmente, um novo teste na região de confluência localizada em +-84 mil pontos e regiões inferiores (desenhadas no gráfico)

– Resumindo: Estamos chegando ao fim do ano civil de 2018 e, consequentemente, teremos diversos feriados nos próximos dias, isto é, não teremos pregão. É o caso do dia 24, 25, 31 de dezembro bem como dia 01 de janeiro de 2019.

Na próxima sexta-feira, dia 28/12, teremos a divulgação da atual taxa de desemprego em nosso país. Sobre este fato a maioria dos economistas possuem a opinião que não deve se distanciar muito da ultima medição que registrou que 11,7% da população brasileira está sem atividade.

Por se tratar do último artigo deste ano, gostaria de aproveitar a oportunidade AGRADECER a todos que acompanham/acompanharam meu trabalho durante, mais este ano, aqui no portal da YOUTRADING.

Gostaria de desejar a todos BOAS FESTAS e lembrar que todos os momentos são momentos únicos para estar com aqueles que nós gostamos e amamos, mas este momento de fim de ano gera a oportunidade de convivermos com pessoas que, (pela distância, trabalho, etc.) e se torna uma excelente oportunidade para gravarmos estes momentos em nossos corações!

Por fim, desejo de coração ótimas festas e um excelente ANO DE 2019 a todos nós!

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólido, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com