Análise Ibovespa: “Hasta la vista baby”!! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa: “Hasta la vista baby”!!

///
Comentário
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Acompanhamos durante a semana passada o mercado da região Ásia-Pacífico reagir positivamente as possíveis retiradas das tarifas impostas aos produtos chineses pelo governo norte-americano. Ao mesmo tempo o governo chinês sinalizou que pretende reforçar ainda mais seus estímulos à economia interna. As principais bolsas daquela região fecharam em alta na semana com destaque ao índice ASX (Austrália) que fechou em +1,82%.

Já no “velho continente”, os quatro principais índices que eu acompanho fecharam em território positivo nesta semana, com destaque ao DAX (+2,92%) e ao PSI 20 (+2,21%). Para quem está participando de nossos PROJETOS viram que eu, Marco Simonetto, comentei na semana passada que acreditava que não teríamos o acordo e AINDA mais, para quem está cadastrado em nossos projetos, receberam esta informação antes da BLOOMBERG e não paro por aí, todos viram eu comentar (e está registrado), antes da maioria dos analistas políticos e de mercado, que acreditava que a Primeira Ministra MAY provavelmente ganharia o voto de confiança!

No “novo continente”, finalmente o Canadá conseguiu registrar uma melhora no quesito inflação e o índice mensal por lá, registrou -0,1% mensal, pode parecer estranho para alguns a comemoração deste índice negativo, mas chamo a atenção que o banco central canadense não está conseguindo gerar inflação em seu país. Na “terra das oportunidades”, balanços que estão sendo divulgados, principalmente dos bancos, estão vindo muito acima do esperado ajudando de maneira significativa o mercado por lá.

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo apresento um breve resumo do que estarei prestando atenção na próxima semana, por região, no mundo.

– Ásia-Pacífico: EXCLUSIVO PROJETO SAT

– Velho Continente: EXCLUSIVO PROJETO SAT

– Novo Continente: EXCLUSIVO PROJETO SAT

– Pousando em nossa movimentada República

Na terça-feira, acompanhamos a divulgação do numero das vendas referente a novembro, um aumento substancial de 4,4%, mostrando que o brasileiro passou a esperar a famosa “Black Friday” para fazer algumas de suas compras. O mesmo índice anual, até novembro de 2018, acumulou uma alta de 2,90%, algo muito superior às expectativas esperadas pelos economistas. O fluxo cambial estrangeiro ficou no campo positivo.

Nosso índice IBOVESPA, segue firme e forte, e acumulou esta semana +2,60% de valorização.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido quanto o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registraram uma alta no último pregão da semana passada, +0,72% e +3,02% respectivamente, repercutindo os fatos detalhados acima.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Durante a semana passada, foi possível identificar que o IBOVESPA efetuou exatamente o CENÁRIO 01 que tinha desenhado no último estudo, fazendo uma nova máxima histórica superando a zona de 95.000 pontos. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Devido ao comportamento técnico que vimos em nosso IBOV, acrescentei uma linha RÁPIDA de tendência de alta (linha pontilhada verde). Caso os compradores sigam no domínio de nosso mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de nosso IBOVESPA vir a testar a região de confluência de fatores (desenhada no gráfico) o que marcaria mais um novo TOPO histórico para nosso índice. (vide gráfico acima)

– Cenário 02: Os vendedores em nosso mercado local não estão conseguindo superar os compradores, mesmo em regiões que anteriormente se mostraram interessantes para os mesmos. Caso exista uma reversão nesta tendência e os mesmos voltem ao controle do mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de 95,000 pontos e inferiores. (vide gráfico acima)

– Resumindo: Como sempre na segunda-feira teremos a divulgação do relatório FOCUS o que sempre é útil para verificar se está havendo ou não uma modificação nos principais fatores que afetam nossa economia, na visão dos economistas.

Chamo também a atenção que na quinta-feira, teremos a divulgação do índice de evolução de emprego do CAGED, outro índice importante e que tradicionalmente impacta de maneira considerável nosso índice nacional. E para aqueles que querem fazer um feriadão, sexta-feira, será o aniversário de São Paulo, portanto feriado.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com