Análise Ibovespa: Fala aí… para onde eu vou? – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa: Fala aí… para onde eu vou?

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre, vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Semana passada, havia comentado para ficarmos de olho na evolução das negociações entre EUA e CHINA, visto que este fato está aumentando ainda mais a volatilidade conforme estamos acompanhando pelo VIX. As negociações parecem ter avançado de forma positiva, visto que o atual presidente dos EUA expressou contentamento com o acordo que está para ser apresentado e fechado. Contudo, lembro que nenhum encontro formal entre TRUMP e Xi Jinping foi marcado e/ou anunciado. As bolsas daquela região reagiram fortemente, com destaque a bolsa de Shanghai, que fechou a semana com uma valorização de +4,54%.

Já no “velho continente”, mais uma vez, quem está operando somente baseado em estratégias de correlação está enfrentando dificuldades, visto que a correlação entre os ativos desta região têm se “quebrado” em diversos momentos, por isto que chamei a atenção que este fato poderia voltar a acontecer esta semana em nossa lista de transmissão.. e assim o foi. Cada dia que passa, nos aproximamos cada vez mais da data limite do BREXIT e, até o momento, a primeira-ministra MAY não está conseguindo apresentar soluções que deixem o parlamento contente, sendo assim, aquilo que era “pouco provável” um “divórcio” sem acordo (no-deal) cada vez se torna mais provável. Enquanto um dos principais índices ingleses (FTSE 100) fechou em queda de -0,80% na semana, o DAX fechou em alta de +1,40%.

No “novo continente”, o FED voltou a chamar para si todos os holofotes. O FOMC confirmou, o que vínhamos falando aqui, semana após semana, sobre a questão de o FED ter virado seu discurso e provavelmente sua política monetária de HAWKISH para DOVISH. Este termo pode assustar os recém-chegados, porém é algo muito normal para nós inclusive para aqueles que estão sempre de olho no BACEN, isto é, estou falando do famoso “viés”. Esta possível mudança de comportamento do FED trouxe à tona diversos tópicos para debate no mercado financeiro, muitos deles trouxe e expliquei minha opinião no sentimento enviado na quinta-feira a todos da lista de transmissão. Os principais índices norte-americanos acabaram fechando a semana com valorização ao redor de +-0,50%.

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo aprofundo um tópico que debatemos bastante dentro do PROJETO SAT.

 – FED, e agora: EXCLUSIVO PROJETO SAT http://bit.ly/PROJETOSAT

– Pousando em nossa movimentada República

Esta semana, em nosso mercado nacional, foi tão interessante como no mercado internacional, visto que tivemos diversos dados econômicos sendo divulgados, contudo toda a atenção ficou sobre a apresentação da proposta de reforma da previdência. Nosso IBOV, acabou sofrendo um pouco durante a semana com a influência externa, contudo conseguiu ao final da semana e impulsionado com o possível acordo entre EUA-CHINA fechar levemente no positivo.

Nosso índice IBOVESPA teve uma leve valorização de +0,37% esta semana.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

O FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido fechou queda esta semana -0,80% enquanto o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registrou leve alta de +0,57%.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Durante a semana passada, foi possível identificar que o IBOVESPA sentiu, novamente, a zona de confluência que eu tinha desenhado em 97.500 e respeitou a linha de tendência rápida de alta que tinha traçado, chamo a atenção para o lindo candle que foi formado no pregão da quinta-feira. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Tecnicamente não fiz nenhuma alteração nas marcações, visto que o mercado não invalidou nenhuma delas, sendo assim as mesmas seguem no gráfico mostrando sua eficiência e eficácia. Chamo a atenção para a compressão do preço justamente na zona de confluência de +-97.500 pontos e possibilidade de termos uma quebra da estrutura ainda esta semana. Caso este fato venha a ocorrer, a probabilidade de termos um novo topo histórico e seguir ao “norte” aumentam consideravelmente, conforme as flechas azuis. (vide gráfico)

– Cenário 02: Nesta mesma região que se encontra atualmente o IBOVESPA os vendedores entraram com força no pregão do dia 06/02/19 forçando o índice a testar a região de suporte/resistência localizada em +- 95.000 pontos. Caso o “humor” do mercado vire e os vendedores retomem o controle de nosso índice, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de 95.000 e inferiores, conforme as flechas vermelhas desenhadas na imagem. (vide gráfico)

– Resumindo: Para os menos atentos, pode parecer que não houve muita alteração nos cenários da semana passada para esta, contudo para os estudiosos da análise técnica, perceberam que chegamos a um ponto CRUCIAL da estrutura que se encontra no mercado, portanto, enormes são as probabilidades de vermos um rompimento da mesma e indo em direção a seu objetivo.

Chamo a atenção para quarta-feira e quinta-feira em nossa agenda nacional, quando teremos a divulgação da taxa atual de desemprego em nosso país e do PIB, respectivamente.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com