Análise Ibovespa 8/4/19: E vamos lá de novo! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa 8/4/19: E vamos lá de novo!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Passado o artigo de final do mês, voltamos agora ao formato tradicional de nossa postagem, isto é, iremos focar somente nos dados semanais e não mensais.

Ásia-Pacífico – Começamos o mês com atenção total para o banco central australiano, pois é uma das maiores economias daquela região. Como eu havia comentado, as probabilidades de o banco central manter a taxa em 1,50% superavam os 95%, segundo as pesquisas, e no dia 02 de abril, vimos isto acontecer. O presidente do banco central informou que está mantendo a taxa de juros pois: o mercado de trabalho continua forte; a inflação continua baixa e estável, um risco sistêmico está diminuindo e as políticas comerciais estão avançando.

“Velho continente” – Muito se falou sobre o BREXIT, afinal estamos cada vez mais próximo da data que, em teoria, teremos realmente o evento. Ao invés de chamar a atenção para as falas e atitudes da primeira ministra MAY, que foram amplamente comentadas na grande mídia e também em nossas listas de transmissão, chamo a atenção para os comentários do presidente do banco central inglês, que comentou que as probabilidades estão cada vez estão maiores de acontecer um “NO DEAL” e que aqueles que comentam que um NO DEAL poderia ser administrado “não sabem o que estão falando”. A coisa está ficando cada vez mais quente!

América do Norte – Bastaram os números do NFP virem acima do esperado, +196k, para que o TRUMP “soltasse as letras no Twitter” contra o FED, alegando que este está jogando contra a economia (pois subiu os juros antes) e também ao fazer o aperto no programa de compras de títulos está jogando contra a economia norte-americana que continua, segundo ele, com números muito melhores do que o esperado. Aliado a isto, tivemos a evolução do acordo entre EUA e China que, PARECE, que finalmente existe algo concreto para que os presidentes dos dois países se encontrem e finalmente assinem o acordo. Esperar para ver.

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo aprofundo um tópico exclusivo para os membros do PROJETO SAT.

Pessoal, muita atenção, pois poderemos ter a oportunidade do ano … EXCLUSIVO PROJETO SAT -> FAÇA CONHEÇA TUDO EM projetosat.mteambr.com

– Pousando em nossa movimentada República

Semana cheia e tensa, com direitos a “tchutchucas” e outros termos em nossa política; balança comercial fechando no superávit de quase 5 bilhões de dólares; produção industrial em fevereiro cresceu 0,70%, contudo a questão de brumadinho impactou fortemente o índice no acumulado dos últimos 12 meses.

Nosso IBOVESPA registou uma alta de +1,77% na semana e no ano está acumulando os expressivos +10,49%!

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o índice FTSE 100, índice inglês, como o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, fecharam esta semana em forte alta, +2,3% e 1,91% respectivamente.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Acompanhamos nosso IBOVESPA fazer exatamente o movimento que eu tinha desenhado no cenário 01 da semana passada, isto é, superar a zona de +- 95.000 pontos, voltar a testar esta zona (famoso pullback) para depois ir direto para a região de confluência de fatores localizada em +- 97.500 pontos. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Seguimos dentro de nossa figura técnica, contudo não houve nenhuma alteração em nossos níveis. Caso os compradores sigam dominando nosso índice, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a ter um topo histórico muito em breve, contudo será necessário que o IBOV supere definitivamente a zona de 97.500 pontos. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: No intervalo de 14 a 28 de fevereiro, os vendedores lutaram fortemente com os compradores pelo domínio do mercado e após este fato, conseguiram jogar nosso índice para zonas perto dos 93.000 pontos. Caso este fato volte a acontecer, as probabilidades de vermos um novo teste na região de confluência de fatores localizada em +- 95.000 (círculo preto) podem aumentar e caso o mercado tenha força suficiente para superar esta região, poderíamos ver um “mergulho” mais profundo em nosso índice, como visto no dia 27 de março de 2019. (vide gráfico – flechas vermelhas)

– Resumindo: Para esta semana que se inicia, teremos pela frente o índice de vendas do setor de varejo (que normalmente pode trazer uma volatilidade extra ao mercado) bem como a divulgação do IPCA, índice oficial para acompanhar a evolução da nossa inflação.

Volto a mencionar que o ambiente político tem impactado fortemente nosso índice BOVESPA, visto que estão sendo discutidos reformas estruturais que realmente podem impactar o futuro do país, portanto, recomendo seguirmos de olhos no congresso!

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login