Análise Ibovespa 3/6/19: “No alvo, novamente… e um convite especial!!” – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa 3/6/19: “No alvo, novamente… e um convite especial!!”

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA, contudo no final do estudo, existe um convide muito especial para vocês.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!

Como antecipei no artigo da semana passada, esta semana acompanhamos um mercado cheio de volatilidade, excelente para encontrar boas operações. Durante a semana, entre quase todos os dias ao vivo para falar com todos cadastrados no PROJETO TRADER 24 HORAS e no PROJETO SAT, sobre os acontecimentos e oportunidades que estava vendo, portanto hoje quero escrever com um pouco mais de detalhe alguns fatos que aconteceram na última sexta-feira.

O presidente dos EUA, disse que os EUA vão impor no dia 10 de junho uma tarifa de 5% sobre todos os produtos que entram no país vindo do México, até que o México impeça dos imigrantes ilegais de entrar nos EUA. A taxa teria uma evolução gradual em 5% ao mês, até o limite de 25% que se daria por volta do dia 1 de outro. Membros da Casa Branca estão tentando desvincular as novas meditas contra do México do USDMCAD (acordo exclusivo entre os EUA, Canada e México), afirmando que as medidas propostas pelo presidente TRUMP não são provenientes de disputadas comerciais como também disseram que o canal de comunicação entre o México e os EUA está totalmente aberto para negociações. O presidente mexicano, Lopez Obradors, respondeu cautelosamente dizendo que seguira seguindo as normas estabelecidas no acordo USDMCAD…. Se você ainda não viu o impacto desse fato, sugiro abrir o gráfico USDMXM para ver, na realidade, como estes comentários e medidas podem afetar o câmbio e a bolsa de valores… o índice DJ México caiu -1,41% na sexta-feira.

Mas não paramos por aí, quero ainda falar um pouco mais sobre o acordo EUA-CHINA, então vamos lá.

Houve rumores que a China fez planos para restringir as exportações de terras raras para os EUA e que esta medida poderia ser implementada muito rapidamente. Um ex-vice-chanceler da China também disse que a China tem mais contramedidas, incluindo terras raras, além de softwares e medidas voltadas ao gigante industrial Boeing. Ainda na sexta-feira, o editor do Global times disse que, em sua opinião, a China realmente implementará medidas de retaliação aos EUA, inclusive acredita que a China deverá também criar uma “lista negra de empresas norte-americanas” com o intuito de pressionar ainda mais o governo TRUMP…. mais tensão e volatilidade nos espera!

– Pousando em nossa movimentada República

As informações que circulam pelo meio é que cada vez mais partidos políticos estão sinalizando um apoio a reforma da previdência o que impulsionou fortemente o humor de nosso mercado; Dando seguimento aos planos econômicos anunciados pelo Ministro Paulo Guedes a caixa se prepara para uma operação que pode liberar mais de R$ 30 Bi devido a saques do FGTS; STF cada vez mais legislando através de sumulas vinculantes;  taxa de desemprego caiu 0,2%, agora registrando 12,5%; IGPM de Maio veio abaixo do esperado registrando uma alta de 0,45% e o PIB trimestral registrou queda de -0,2%.

Nosso IBOVESPA acumulou alta de 0,70% no mês de maio.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o índice FTSE 100, índice inglês, como o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, registraram forte queda no mês de maio com e -3,46% e -6,69% respectivamente

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Esta semana acompanhamos nosso IBOVESPA efetuar o CENARIO 01 que eu tinha desenhado na semana passada, rompendo a linha rápida de tendência de baixa e vindo testar a região de 97,500 pontos. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Nenhuma alteração gráfica é necessária em nosso gráfico. Os compradores dominaram totalmente nosso índice esta semana, com uma leve exceção no último pregão da semana, e consequentemente, do mês. Caso este cenário siga acontecendo, compradores no domínio de nosso índice, este fato pode aumentar as probabilidades de vermos uma quebra da resistência localizada na zona de 97,500 o que poderia aumentar as chances de vermos nosso índice ir em direção a sua máxima histórica. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: “Ninguém me viu” poderia ser a frase que representaria os vendedores nesta semana em nosso índice. A linha de tendência rápida de baixa foi superada, porem como vocês sabem vou deixá-la no gráfico por enquanto, pois acredito que ela poderá ter um papel importante em breve. Mais uma vez, a região de 97,500 se mostrou como sendo de interesse dos vendedores, assim nas seguintes datas: 05/02; 27/02; 21/03e 09/04. Caso os vendedores voltem a dominar o IBOV, nesta semana que se inicia, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de 95,000 pontos, e caso superada, existe a chance de voltarmos a ver um teste na região de 93,000 pontos. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  A agenda nacional, como todo início de mês, promete ser mais “suave”, contudo diversos projetos de extrema importância e impacto em nossa economia estão tramitando em nosso congresso, portanto, toda atenção é pouca. Chamo a atenção, em nossa agenda nacional, para o índice de produção industrial (que será divulgado na terça-feira) e para o índice oficial de inflação IPCA que será divulgado na sexta-feira dia 07/06.

– Convite ESPECIAL: Gostaria de convidar a todos, para participarem de nosso TREINAMENTO PRESENCIAL SAT – ITINERANTE, que irá acontecer nos próximos dias em diversas cidades do BRASIL. É um PROJETO único e exclusivo, pois é oportunidade de você ter um treinamento, realmente completo, comigo e com a equipe da MTEAMBR.

(obs. MEMBROS DO SAT, não esqueçam de pegar seu COUPON de R$ 500 reais para participar do TREINAMENTO… mais um reconhecimento por estarem em nosso PROJETO SAT!)

TREINAMENTO PRESENCIAL *RIO DE JANEIRO* –- https://projetosat.mteambr.com/rj/

TREINAMENTO PRESENCIAL *SÃO PAULO* –- https://projetosat.mteambr.com/sp/

TREINAMENTO PRESENCIAL *BRASILIA*https://projetosat.mteambr.com/df

TREINAMENTO PRESENCIAL*FORTALEZA*https://projetosat.mteambr.com/ce/

TREINAMENTO PRESENCIAL*RECIFE*https://projetosat.mteambr.com/pe/

TREINAMENTO PRESENCIAL *BELO HORIZONTE*https://projetosat.mteambr.com/mg/

TREINAMENTO PRESENCIAL *VITORIA-ES*https://projetosat.mteambr.com/es/

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login