Análise Ibovespa – 28/8/17 (Seg) – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa – 28/8/17 (Seg)

///
Comentário0
/
Categories

IBOVESPA sem freio?

Bom dia Pessoal!

Como sempre, vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos direto em nosso índice BOVESPA.

Vamos direto ao ponto, pois tivemos muitas informações importantes na semana passada…

– Giro Rápido pelo Mundo

Durante os últimos dias, o foco do mercado pairou sobre o encontro dos bancos centrais, conhecido como “simpósio de Jackson Hole”. É o encontro dos principais bancos centrais do mundo, onde são discutidos diversos temas, tais como: políticas monetárias, guerras cambias, previsões e estimativas para as economias entre outros. No momento em que escrevo este artigo, está acontecendo o terceiro e último dia do simpósio, portanto pode ser prudente e necessário esperar até a conclusão do evento para comentar e ou apresentar qualquer conclusão sobre o mesmo.

– Pousando em nossa movimentada República

Privatizações, pareceres favoráveis à nova meta fiscal, disputas na Organização Mundial do Comércio, aumento do preço da gasolina (de novo!!), vídeos de políticos recebendo dinheiro em Mato Grosso, e muito mais. Existe um ditado muito popular no mercado financeiro, ele diz: “mercado não tem cara, contudo tem voz!”. Este ditado foi muito escutado durante a semana passada, após o anúncio de que o Governo Federal espera e quer privatizar algumas empresas. Para muitos, a repercussão que acompanhamos em nosso índice seria a resposta do mercado, positiva, aos anúncios dessas medidas.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

O principal índice inglês, o FTSE 100, fechou em leve queda na última sexta-feira, registrando -0,08%, enquanto que o índice norte-americano Dow Jones, registrou leve alta de +0,14%, ambos esperando os resultados e conclusões do encontro dos Bancos Centrais.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na análise da semana passada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Com base no movimento que acompanhamos na semana passada em nosso índice BOVESPA, vimos à realização do cenário 01, que tínhamos traçado anteriormente, com nosso índice superando a máxima histórica de 2017 dos 71.000 pontos. Observando o movimento de nosso IBOV, pode ser possível elaborar dois novos cenários para a semana vindoura:

– Cenário 01: acompanhamos uma enorme força compradora entrar em nosso IBOVESPA, após o anúncio da privatização da Eletrobrás. Nossa linha de tendência de alta rápida (azul) foi atualizada, agora com mais pontos de confirmação e está continua, sinalizando uma possibilidade da continuação do movimento altista. Tive que buscar em 2010 (mais precisamente no dia 01/11/2010), para traçar uma possível zona de resistência que nosso IBOV poderia encontrar, que se localiza em 72.654 pontos. A região de 71.000 pode ser encarada como de importância que, caso superada, poderia fazer com que a região de 72.654 fosse novamente testada.

– Cenário 02: os ursos (vendedores) praticamente sumiram do mercado durante a semana passada, dando total liberdade aos touros ajudarem o IBOV a superar a máxima de 2017 e continuar indo ao norte. A região de 71.000 pontos poderia ser atrativa para os ursos retomarem suas vendas e/ou realizarem um pouco dos lucros que obtiveram durante esta grande alta que poderia ter como alvo a região de confluência de fatores localizada em 69.439 pontos.

– Resumindo: acredito que a imagem do “Popeye” com o espinafre foi muito feliz no artigo da semana passada, contudo temos que ver se o espinafre será forte o suficiente para levar o IBOVESPA perto da região de 72.500 pontos ou se os ursos iram “puxar um freio” em nosso índice.

Sucesso a todos nós e até semana que vem!