Análise Ibovespa 24/6/19: CÉU DE BRIGADEIRO…DÁ MAIS UM 10 AÍ! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa 24/6/19: CÉU DE BRIGADEIRO…DÁ MAIS UM 10 AÍ!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA, contudo no final do estudo, existe um convide muito especial para vocês.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!

Devido ao pequeno espaço que tenho aqui, opto sempre por ser o mais objetivo e claro possível, visto que durante a semana falo bastante sobre tudo o que tem me chamado a atenção nos mercados (nacional e internacional) e na série ABERTURA DO MERCADO que faço no canal do Youtube de uma grande corretora, que tenho mais tempo, discorro sobre muitos pontos que acredito que aqueles que não conseguiram acompanhar a semana deveriam saber.

Avisei no domingo passado para ficarmos atentos ao FOMC e as bancos centrais mundiais, mesmo aqueles que somente operam mercado nacional, pois nosso mercado (como TODOS) pode reagir fortemente ao que está acontecendo no exterior e principalmente nas grandes economias mundiais.

Foi um pouco difícil escolher sobre o que falar nesta semana, pois tivemos MUITOS fatos importantes, porém o FOMC sem dúvida nenhuma foi um dos mais importantes, portanto vamos direto a ele.

Poderia aqui tratar de muitos assuntos sobre o relatório, por exemplo: sobre o tamanho do balanço dos ativos do FED; sobre inflação; sobre as previsões deles; sobre a política; e alguns outros mais…, porém vou focar no aspecto sobre taxas de juros.

Sobre elas, eu resumi em 5 pontos:

  • Muitos participantes do FED desejam que exista um corte na taxa de juros norte-americana para sustentar o crescimento.
  • Mesmo aqueles que tradicionalmente não querem corte, se pronunciaram que o FED não deve seguir elevando as taxas de juros em nenhuma hipótese.
  • O presidente do FED, reiterou que o FED utilizará as ferramentas monetárias apropriadas para manter e sustentar a expansão econômica.
  • Segundo o Powell, os membros do FED acompanham sim o impasse entre EUA e a China, porém nada em particular.
  • Quando questionado, sobre caso houver um corte seria de 25 ou de 50 pontos básicos o presidente do FED disse que não houve debate sobre isto ainda.

Confesso que não consegui resumir de forma mais objetiva que os pontos acima, mas acredito que está bem claro a mudança de posicionamento do FED frente as taxas de juros. Alguns sinalizam que a maior mudanças se deve as dificuldades das economias mundiais a voltarem a crescer, outros sinalizam que um dos principais fatores pela mudança é o continuo ataque do presidente TRUMP ao FED, reiterando que a economia norte-americana não cresce mais pela política monetária implementada… para nós, sinceramente isto não importa.

O que importa é de posse destas informações adequar nossos planos e ficar no lado do mercado que tenha a melhor probabilidade de sucesso… houve alguma alteração em seu plano?

– Pousando em nossa movimentada República

Apesar do feriado que tivemos na quinta-feira, esta semana trouxe diversos índices importantes de nossa economia além de termos acompanhado nosso IBOVESPA superar seu topo histórico.

Gostaria de chamar a atenção para a divulgação de nossa taxa de juros SELIC que permaneceu em 6,50%, contudo já houve diversos comentários de instituições que estão esperando um corte muito em breve nela, além disso gostaria de chamar a atenção sobre o fluxo cambial estrangeiro que ficou acima dos 2,7 bilhões, quase 2 bilhões acima da medida passada.

Nosso IBOV acumulou uma alta de 4,05% na semana e finalmente superou com folga os 100,000 pontos.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o índice FTSE 100, índice inglês, como o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, registraram alta nesta semana, acumulando +0,84% e +2,41%, respectivamente.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Durante a semana passada, vimos nosso IBOVESPA efetuar, novamente, exatamente o cenário 01 que eu havia desenhado semana passada, isto é, o IBOV superou sua máxima histórica. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01:  Usando a teoria clássica foi necessário atualizar nossa linha rápida de tendência de alta, conforme verificado no gráfico. Notem que atualizei também os círculos pretos, que sinalizam o que eu chamo de zona de confluência de fatores, como vocês sabem sempre estou de olho nelas. Caso o sentimento do mercado siga sendo dominado pelos compradores, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos nosso IBOV seguir subindo, superando a zona de 102,500 pontos e superiores. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Com a ausência dos vendedores nesta semana, em apenas 3 pregoes o nosso IBOVESPA subiu mais de 4,300 pontos, superando a marca histórica dos 100,000. Caso os vendedores voltem a dominar o mercado, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a ter um teste na região dos 100,000 pontos e, caso superada, aumentariam ainda mais as chances de testar as regiões inferiores. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Para esta semana que se inicia temos alguns dados econômicos que irei acompanhar, são eles: IPCA (divulgado na terça-feira); IGPM (divulgado na quinta-feira) e os dados referente a taxa de desemprego e relação dívida/pib que serão divulgados na sexta-feira.

Vamos ficar atentos!

– ÚLTIMA SEMANA PARA RESERVAR VAGA PARA O TREINAMENTO PRESENCIAL EM SÃO PAULO CAPITAL –

TREINAMENTO PRESENCIAL *SÃO PAULO* –- https://projetosat.mteambr.com/sp/

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login