Análise Ibovespa 22/4/19: Forte… mas não o bastante! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa 22/4/19: Forte… mas não o bastante!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Esta semana quero fazer algo diferente em nosso “giro pelo mundo” e espero que todos vocês gostem, pois, o foco será no mercado de divisas.

USD – O acerto do acordo entre EUA e China, que deverá ser assinado em maio, ajudou bastante o dólar norte-americano a se tornar o “queridinho” desta semana valorizando frente a quase todas as moedas do mundo.

EUR/GBP – A moeda única perdeu fortemente seu valor, principalmente visto que os indicadores PMI vieram bem abaixo do esperado. Já no que se refere a libra esterlina, devido ao recesso do parlamento britânico bem como as informações de “uma parada” nas negociações entre o partido da PM May e o partido de oposição (LABOR) trouxeram uma pressão negativa na libra que voltou a ser negociada abaixo dos 1,30 GBP/USD.

AUD/NZD – Semana foi muito difícil para estas moedas, mais especificamente para o NZD visto que os números da inflação vieram piores do que o esperado o que aumenta a pressão e probabilidade de termos um corte “inesperado” pelo banco central da Nova Zelândia.

JPY – Vimos mais uma vez o USD enfrentando a região de suporte/resistência 112,000 e não conseguir superá-la, contudo cada semana que passa, estamos acompanhando um enfraquecimento ainda maior do YEN japonês, visto que o BOJ (banco central japonês) não tem se mostrado capaz de entregar o que prometeu para os japoneses.

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo aprofundo um tópico exclusivo para os membros do PROJETO SAT.

Pessoal… EXCLUSIVO PROJETO SAT SAIBA MAIS EM  – projetosat.mteambr.com

– Pousando em nossa movimentada República

Semana com pouca relevância econômica, porém com muita influência política. Compartilhei ao vivo, em nossa lista de transmissão, os trades que tomei esta semana no IBOVESPA e os dias que não operei devido aos “eventos” que tivemos na CCJ e outros.

Nosso IBOVESPA registou uma alta de 1,83% na semana especialmente impulsionado pelo pacote apresentado pelo governo, pela ação da Petrobras que aumentou o preço do diesel, entre outros.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o índice FTSE 100, índice inglês, como o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, fecharam em leve alta esta semana com +0,31% e +0,56% respectivamente.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Esta semana acompanhamos nosso IBOVESPA permanecendo dentro de nossa figura técnica e efetuar parte do movimento que tinha desenhado em nosso CENÁRIO 01, contudo não sendo capaz de romper a região de confluência de fatores localizada em +-95,000 pontos. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: A região de 93,000 pontos tem se mostrando uma região onde os compradores têm tido interesse em nosso índice, como havíamos desenhado já a um bom tempo, contudo a força compradora que ingressou em nosso IBOV não foi capaz de romper a zona de 95,000. Caso esta semana sigamos vendo um ingresso de força compradora em nosso índice, este fato poderia aumentar as probabilidades de, finalmente, acompanharmos um rompimento desta zona o que poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de 97,500, algo que não vemos desde o dia 08 de abril deste ano. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Vimos somente um pregão sendo dominado pelos vendedores na semana passada, contudo estamos retornando a uma região onde, historicamente, tem sido uma zona de interesse pelos ursos e, portanto, merece ser acompanhada de perto. Caso os vendedores voltem com força após o feriado, este fato poderia aumentar as probabilidades de voltarmos a testar a região de 93,000 pontos e então, caso superada, poderíamos ter o rompimento de nossa linha média de tendência de alta, o que poderia trazer uma pressão ainda maior na ponta de venda.  (vide gráfico – flechas vermelhas)

– Resumindo: Todo retorno de feriado faz com que eu tenha mais cautela ao operar no mercado. Teremos ainda nesta semana que se inicia números importantes de nossa economia e chamo a atenção para o retorno da votação da CCJ sobre a reforma da previdência. Toda minha atenção estará voltada para ela.

Aconselho muita cautela no início desta semana.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login