Análise IBOVESPA 18/3/19: “SEGURA PEÃO”, ou melhor, NÃO SEGURA! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise IBOVESPA 18/3/19: “SEGURA PEÃO”, ou melhor, NÃO SEGURA!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre, vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Esta semana, vou fazer algo diferente das outras e acredito que todos podem gostar.

Durante toda a semana passada, vimos o parlamento do Reino Unido colocar ainda mais pressão sobre o “BREXIT”. Acompanhamos estes fatos ao vivo, mas acredito que seja prudente fazer uma breve recapitulação do que aconteceu. Na terça-feira, os parlamentares britânicos rejeitaram o plano apresentado pela primeira ministra MAY, pela segunda vez, contudo desta vez ela não bateu o recorde histórico de derrota, mas perdeu. Na quarta-feira, os parlamentares decidiram que o Reino Unido não pode deixar a União Europeia sem nenhum acordo, o famoso no-deal, pressionando ainda mais a primeira ministra e seus ministros. Na quinta-feira os parlamentares decidiram aprovar ao governo que seja enviado a União Europeia um pedido de extensão para o BREXIT, isto é, querem pedir mais tempo para uma possível solução. Resumidamente foi isto.

Lembro a todos que a União Europeia já deixou claro que somente aceitaria uma possível extensão do prazo de 29 de março em três cenários… 1- Caso houver um novo referendo/eleições; 2- No caso de apenas faltar alguns ajustes (ratificações do acordo negociado); 3- Preparação curta para um no-deal. Na quinta e sexta-feira desta semana teremos reuniões importantes envolvendo a UE e o Reino Unido e provavelmente teremos ainda mais “novidades” …. política.

O preço do petróleo fechou a semana bem “agitado”, como comentei na lista de transmissão, devido aos comentários dos membros da OPEC onde sinalizaram que eles “são mais do que capazes de suprir a demanda de petróleo se houver qualquer fato, não planejado, que mitigue a produção de petróleo”. Aqui eles estão falando sobre a Venezuela.

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo aprofundo um tópico que debatemos bastante dentro do PROJETO SAT.

Cenário sobre a situação fundamental dos principais pares de moedas.

– AUD – Tivemos uma atualização na questão perspectiva fundamentalista para o AUD. Devido TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

– CHF – Devido as ultimas ações no SNB (banco central suíço), TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

– EURO – Após o anúncio de uma nova TRTRO, como comentei, TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

– USD – Já vimos que TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

– Pousando em nossa movimentada República

Comentários, debates e anúncios por parte do governo, especialmente sobre a reforma da previdência, foram  o foco em nosso país com nosso índice IBOV aproximando cada vez mais dos tão esperados 100.000 pontos, mesmo com a produção industrial vindo abaixo do esperado, IPCA acima, contudo acompanhamos o índice de vendas do varejo vir muito melhor do que esperavam os economistas.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido como o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registraram forte alta esta semana, marcando +1,74% e +1,54% respectivamente, repercutindo a melhora do humor do mercado frente a um possível acordo EUA-CHINA.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV. Acompanhamos esta semana o nosso IBOV seguindo e superando o movimento que tínhamos desenhado no CENÁRIO 01 e permanecendo dentro da figura técnica que eu tinha desejado. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Tecnicamente, não houve mudanças drásticas em nossa análise, pois o IBOV permanece dentro da figura que tínhamos desenhado. Marquei, em vermelho, a zona de 100 mil pontos, pois se tratar de um nível psicológico importante para o mercado e principalmente para os operadores de varejo. Caso seguirmos vendo um domínio do mercado pelos compradores, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um movimento que poderia romper a zona de confluência dos 100 mil pontos, o que marcaria mais um novo topo histórico, indo em direção às regiões de confluência superiores. (100.500-101.000 pontos). (vide gráfico flechas azuis)

– Cenário 02: Apesar de termos superado o topo histórico do dia 05 de fevereiro, estamos muito próximo dele, o que nos relembra que no dia seguinte a este topo, o mercado teve um dia dominado pelos vendedores, o que fez nosso IBOV voltar a testar a região baixa de nossa figura. Caso esta semana os vendedores tomem o controle de nosso índice, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de confluência de fatores localizada em 97.500 e inferiores. (vide gráfico – flechas vermelhas)

– Resumindo: Nacionalmente, em questão de indicadores econômicos, poderemos ter uma semana mais “tranquila”, contudo reforço que são esperadas novas falas do governo e do congresso sobre a reforma de previdência entre outros.

A agenda internacional está bem agitada esta semana, com diversos banco centrais discursando e decidindo novas taxas de juros, além da questão do BREXIT estar mais do que presente.

Recomendo muita cautela estarmos de olho no humor do mercado internacional.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login