Análise Ibovespa 17/6/19: GABARITANDO A SEMANA …DE NOVO! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa 17/6/19: GABARITANDO A SEMANA …DE NOVO!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA, contudo no final do estudo, existe um convide muito especial para vocês.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!

Esta semana tivemos uma semana muito técnica, conforme eu havia dito na LIVE abertura da semana no domingo passado. Visto que entrei todos os dias live, com exceção de quarta-feira em nosso WhatsApp, neste artigo irei focar em alguns pontos que considero importante.

TRUMP – Ele sem dúvida alguma foi o grande protagonista da semana e se você trader/investidor não está acompanhando o que ele está fazendo, certamente está saindo muito atrás dos outros operadores!

Mas NÃO se desespere, vamos remediar isto com este artigo!

O presidente dos EUA, deu mais uma entrevista para a rede FOX falando sobre o Irã. Ele disse que os ataques aos petroleiros do Golfo de Omã têm a “assinatura” deles e que haveria uma grande repercussão se o Estreito de Ormuz fosse fechado. Na mesma entrevista, ele comentou que em nenhum momento tem por objetivo “ferir o Irã”, contudo o Irã não pode ter armas nucleares.

Na entrevista exclusiva para ABC, ele renovou as críticas ao FED dizendo que a escolha do presidente era escolha dele, mas ele “discorda totalmente do atual presidente. Ele terminou dizendo que “se tivéssemos uma pessoa diferente no FED que não tivesse aumentado as taxas de juros…” o “mercado estaria mais forte” … novamente vemos a investida do presidente da maior economia do mundo conta o presidente do FED.

Poderia aqui ainda falar sobre os últimos comentários do TRUMP na questão da OPEP, sobre o México e sobre a disputa com a China na Organização Mundial do Comércio e inclusive as últimas declarações do ministro das relações exterior da Turquia…

Agora você já sabe uma das principais origens da volatilidade que acompanhamos esta semana!

Missão dada… missão realizada! Vamos em frente!

– Pousando em nossa movimentada República

Indicadores do volume de vendas do varejo vieram bem abaixo do esperado para o mês de abril; escutas clandestinas do atual ministro da justiça com membros da Lava Jato sendo divulgadas; Greve que não foi greve; nova proposta da previdência apresentada pelo relator; critica do ministro da economia ao congresso; STF, novamente, se tornando um órgão legislador…

Apesar de tudo nosso IBOVESPA acumulou alta de 0,22% nesta semana.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o índice FTSE 100, índice inglês, como o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, registraram leve alta nesta semana, acumulando +0,19% e +0,41%, respectivamente.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Durante a semana passada, vimos nosso IBOVESPA efetuar exatamente o cenário 01 que eu havia desenhado semana passada, isto é, o IBOV voltou a aproximar-se de sua máxima histórica. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: As linhas técnicas que foram incluídas na semana passada tiveram seu papel na própria semana, notem a linha PRETA que marquei no gráfico anterior e vejam como ela foi importante. Devido à teoria, incluir uma nova linha de tendência rápida de alta em nosso gráfico e acrescentei agora a linha de confluência mediana em nosso gráfico. Caso os compradores voltem as compras nesta semana que se inicia, este fato, poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na máxima histórica de nosso índice e, talvez, finalmente superaríamos a região dos 100,000 pontos. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Notem que a linha de tendência de baixa que eu tinha no gráfico, finalmente pode ser deletada, deixando o gráfico cada vez mais “limpo” como eu gosto, afinal a leitura pode ficar muito fácil. No último pregão da semana passada, vimos um domínio da força vendedora em quase todo o mundo e não foi diferente em nosso IBOVESPA, afinal o sentimento do mercado mudou devido aos fatos importantes que acompanhamos. Caso os vendedores sigam no comando de nosso índice nesta semana que se inicia, isto poderia aumentar as probabilidades de um teste na região de confluência de fatores localizada em +- 97,500 e caso superada esta área, isto poderia aumentar ainda mais as chances de vermos um novo teste nas regiões inferiores de nosso gráfico. (vide gráfico, flechas vermelhas)

– Resumindo:  Diferente da semana passada, esta semana teremos dados econômicos muito importantes sendo divulgados sobre a nossa economia. Na quarta-feira teremos a decisão sobre a taxa de juros (acredito que deverá permanecer em 6,50%), teremos feriado na quinta-feira, porem na mesma quinta sairá o índice de evolução de Emprego.

Vamos ficar atentos!

– Convite ESPECIAL: Gostaria de convidar a todos, para participarem de nosso TREINAMENTO PRESENCIAL SAT – ITINERANTE, que irá acontecer nos próximos dias em diversas cidades do BRASIL. É um PROJETO único e exclusivo, pois é oportunidade de você ter um treinamento, realmente completo, comigo e com a equipe da MTEAMBR.

(obs. MEMBROS DO SAT, não esqueçam de pegar seu COUPON de R$ 500 reais para participar do TREINAMENTO… mais um reconhecimento por estarem em nosso PROJETO SAT!)

TREINAMENTO PRESENCIAL *SÃO PAULO* –- https://projetosat.mteambr.com/sp/

TREINAMENTO PRESENCIAL *BRASILIA*https://projetosat.mteambr.com/df

TREINAMENTO PRESENCIAL*FORTALEZA*https://projetosat.mteambr.com/ce/

TREINAMENTO PRESENCIAL*RECIFE*https://projetosat.mteambr.com/pe/

TREINAMENTO PRESENCIAL *BELO HORIZONTE*https://projetosat.mteambr.com/mg/

TREINAMENTO PRESENCIAL *VITORIA-ES*https://projetosat.mteambr.com/es/

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login