Análise IBOVESPA 15/4/19: Descolei… e eu avisei! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise IBOVESPA 15/4/19: Descolei… e eu avisei!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Passado o artigo de final do mês, voltamos agora ao formato tradicional de nossa postagem, isto é, iremos focar somente nos dados semanais e não mensais.

Ásia-Pacífico – A declaração do presidente do banco central japonês impressionou alguns novos investidores, contudo veio conforme o mercado esperava e sempre bem claro e objetivo como é o perfil dele (facilmente identificado para quem acompanha ele há alguns anos). Mas vamos direto aos fatos, ele falou que as medidas que eles estão tomando não estão tendo o efeito que eles esperavam e pode ser que demore mais tempo para finalmente a curva de juros futura modificar sua curvatura. Ele falou que vê uma redução importante no crescimento da Europa e da China, agora no primeiro semestre, contudo ele acredita que com o acordo entre CHINA e EUA firmado, a China provavelmente terá um excelente segundo semestre. O índice Nikkei fechou a semana com valorização de +0,29% enquanto a bolsa de Shanghai com desvalorização de -1,78%

“Velho continente” – Bom, sobre o BREXIT deu política, como havia comentado em nossas listas. Gostaria de chamar a atenção para o que REALMENTE surpreendeu muitos analistas e economistas esta semana… a declaração do presidente do banco central europeu. Todos já esperavam um tom mais baixista do presidente, visto que os números das economias europeias estão ladeira a baixo (já há um tempo), contudo ele realmente surpreendeu o mercado em sua entrevista coletiva quando citou que o BCE está preparado para agir, se for necessário, e utilizar TODOS os meios monetários existentes…EPA… Será que voltaremos a ver um novo programa de compra??… convido a todos a abrirem um gráfico EUR/USD e verem como o mercado interpretou esta notícia… será um “déjà vu”?

América do Norte – Como falei semana passada, está semana o TRUMP voltou com força para cima do presidente do banco central norte-americano, dizendo claramente que o povo americano não quer um presidente que aumente taxa de juros. Em resposta, o atual presidente comentou que a atual taxa de juros está no lugar correto e que a diminuição do crescimento chinês impactou o resultado dos Estados Unidos da América. Escutamos muitos votantes do FED esta semana, mas parece que as falas tinham sido combinadas, pois não veio nada de novo. Enquanto o índice do dólar fechou a semana com quase 0,50% de desvalorização, o índice S&P 500 fechou com quase 0,50% de valorização!

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo aprofundo um tópico exclusivo para os membros do PROJETO SAT.

Pessoal… avisei semana passada sobre o GBP e deu um belo alvo, mandei o print de meu trade no GBPJPY. EXCLUSIVO PROJETO SAT – projetosat.mteambr.com

– Pousando em nossa movimentada República

Vendas do varejo acumuladas melhor do que o esperado; IPCA bem acima do esperado para o mês de março (+0,75%); reaproximação política; muitos políticos falando a respeito da possível votação da reforma (com datas inclusive), mas o que movimentou o mercado mesmo, foi no último pregão da semana, o veto do presidente ao aumento do DIESEL, com as ações da estatal, preferenciais caindo -7,75% e as ordinárias -8,54%.

Nosso IBOVESPA registou uma queda de -1,98% na semana fortemente puxado pelas ações da PETROBRAS.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o índice FTSE 100, índice inglês, como o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, fecharam em levíssima queda esta semana com -0,13% e -0,05% respectivamente.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Acompanhamos nosso IBOVESPA fazer exatamente o movimento que eu tinha desenhado no cenário 02 da semana passada, isto é, testar a região de confluência de fatores localizada em +-95.000 pontos para, após um eventual rompimento, poder vir testar a região dos 93.000 pontos. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Finalmente chegamos na base da figura técnica que está desenhada em nosso gráfico há algumas semanas. Notem que a zona na qual o IBOVESPA fechou no último pregão da semana foi justamente a zona de confluência que estava marcada desde semana passada, impulsionada fortemente pela queda das ações da Petrobras. Caso os investidores tenham “digerido” todo o impacto do veto presidencial ao aumento no diesel, este fato poderia fazer com que voltasse o apetite pelo risco dos compradores o que poderia aumentar as probabilidades de vermos um teste na região de confluência de 95.000 pontos para então, talvez, tentar buscar voos mais altos. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Caso os vendedores sigam no domínio do mercado nesta semana, a pressão de venda poderá aumentar em nosso IBOV. Este fato poderia aumentar fortemente as probabilidades de vermos um teste na região de confluência de fatores localizada em +- 91.500 pontos, o que acumularia uma queda de -8,88% desde o topo histórico de nosso índice.  (vide gráfico – flechas vermelhas)

– Resumindo: Teremos uma próxima semana menor, devido ao feriado na sexta-feira, mesmo assim, na agenda econômica não teremos muitos indicadores importantes para serem divulgados, contudo nosso ambiente político tem se mostrado bastante incisivo no humor dos investidores, vamos ficar de olho.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login