Análise Ibovespa 13/5/19: Foi lá de novo, eu avisei com 1 semana de antecedência! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa 13/5/19: Foi lá de novo, eu avisei com 1 semana de antecedência!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Devido aos inúmeros comentários positivos que recebi, (WhatsApp, e-mails, na área de membros), vou tentar sempre trazer algo diferente na nossa área “GIRO PELO MUNDO”, mas sempre com foco no mercado financeiro e é CLARO terminarei falando sobre nosso IBOVESPA!

Semana cheia de novidades e uma volatilidade BRUTA, mais uma vez foi fundamental nosso acompanhamento via WHATS durante toda a semana, afinal tivemos uma grande montanha russa nos mercados.

Vou fazer um breve resumo do que vimos somente na última sexta-feira.

Acompanhamos desde cedo, subida de tarifa dos EUA frente aos produtos chineses, vimos o vice-presidente da China abandonar a sala de reunião e logo depois acompanhamos o secretario de tesouro chinês bem como o próprio vice-presidente dizer que as negociações foram retomadas de forma positiva e “razoavelmente bem-sucedidas”. Claro, no meio disso tudo muitos twitts do TRUMP e os números norte-americanos de sexta vindo melhores do que o esperado! Quem esteve comigo ao vivo no Whats, viu pegamos um pouco do movimento de queda e um pouquinho do movimento de alta no mini índice.

Tivemos também um membro votante do FED ( Williams) dizendo que embora os dados de inflação estejam um pouco abaixo do esperado, ele acredita que isto é normal frente a volatilidade que estamos vendo no mercado e que muito provavelmente a inflação deverá voltar ao alvo do banco central norte-americano sustentado pela melhora do mercado nos Estados Unidos da América bem como os dados econômicos do mesmo.

Já na “terra da rainha”, a economia do Reino Unido expandiu 0,5% no primeiro trimestre, como a grande maioria dos economistas esperavam. Segundo uma grande casa de research de lá, a alta de 2,2% na produção industrial, que impulsionou o crescimento do PIB, foi principalmente  fortemente pois algumas indústrias estariam aumentando sua produção ( estoque) a espera do BREXIT que nunca chega…Gostaria aqui de marcar a todos que existe um crescimento real de renda no Reino Unido que tem se mantido forte, apesar das complicações políticas… veremos se isto poderá se manter assim, gerando cada vez mais importunidades de operações.

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo aprofundo um tópico exclusivo para os membros do PROJETO SAT.

ATENÇÃO ESPECIAL – – EXCLUSIVO PROJETO SAT – projetosat.mteambr.com

ATENÇÃO ESPECIAL (2) – EXCLUSIVO PROJETO SAT – projetosat.mteambr.com

 – Pousando em nossa movimentada República

Voltamos com tudo!!!

Saiu os dados sobre a produção e venda de veículos referente ao mês de abril e vimos uma melhora substancial neste setor, que é um indicador forte para nossa economia; Acompanhamos o IGP-DI vir acima do esperado e não tivemos nenhuma novidade sobre a taxa de JUROS em nosso país, que foi mantida em 6,50%!

Nosso IBOVESPA registou queda de -1,82% nesta semana em linha com os mercados internacionais frente ao aumento de tensão entre os EUA e a China.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o índice FTSE 100, índice inglês, como o índice DOW JONES 30, índice norte-americano, fecharam em forte queda esta semana com -2,40% e –2,12%, respectivamente.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

Seguimos firme e forte, apresentando com uma semana de antecedência por quase 3 anos já, o estudo educacional sobre alguns cenários possíveis sobre nosso IBOV.

Esta semana acompanhamos nosso IBOVESPA permanecendo dentro de nossa figura técnica e efetuar parte do movimento que tinha desenhado em nosso CENARIO 02, contudo não sendo capaz de romper a região dos 93,000 pontos quando os compradores (dia 07 e dia 10) mostraram que ainda consideram esta zona de confluência como sendo importante para compras. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Nenhuma alteração técnica é possível dentro de nosso gráfico, pois nosso IBOV permanece dentro dos intervalos que têm se mostrado relevantes para o mercado. Caso durante esta semana que se inicia, sigamos vendo a melhora no mercado externo referente aos “impasses entre China e EUA” junto com números melhores de nossa economia, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um rompimento da zona de confluência de fatores em 95,000 pontos para então poder rumar aos “antigos” 97,500 pontos, algo que não vemos desde o dia 08 de abril deste ano. (vide gráfico, flechas azuis)

– Cenário 02: Uma semana totalmente dominada pelos vendedores, dos 5 pregoes desta semana 4 foram dominados pelos vendedores. Apesar deste claro domínio, eles não conseguiram romper a zona de confluência localizada em 93,000 pontos, pois esta continua sendo atrativa para os compradores. Caso o mercado voltar a se mostrar preocupado com o andamento do acordo entre EUA e China bem como os números de nossa economia não mostrarem uma evolução, estes fatos poderiam aumentar as probabilidades de vermos um novo teste na região de 93,000 pontos e, caso superada, poderíamos ver um teste na região de 91,100 pontos, que finalmente quebraria nossa figura técnica. (vide gráfico – flechas vermelhas)

– Resumindo: Estou de olho para ver a ata do COPOM que será divulgada na terça-feira, para entender um pouco mais sobre o que nosso BACEN está frente e analisando em nossa economia. Fora isto, estarei acompanhando de muito perto a agenda externa, para tentar identificar o sentimento do mercado externo que segue influenciando fortemente nosso mercado nacional.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

 

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login