Análise Ibovespa 11/3/19: MAMÃE, carnaval passou e eu estou vivo! – Youtrading

Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Análise Ibovespa 11/3/19: MAMÃE, carnaval passou e eu estou vivo!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Como sempre vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

Começamos nosso “giro pelo mundo” trazendo o consolidado das principais bolsas mundiais e os fatos que mais impactaram o mercado financeiro (ações, índices, moedas, metais, commodities).

Como sempre, a todo fechamento do mês, uma análise um pouco diferente.

Diferente da semana passada, esta semana, não foi muito “boa” para os mercados da região da Ásia-pacífico. Tivemos muitos fatos importantíssimos acontecendo. Tratamos todos de maneira individual direto pela lista de transmissão, contudo gostaria de trazer novamente ao debate as declarações do presidente do banco central australiano que claramente reduziram drasticamente as chances de termos um novo aumento da taxa de juros naquele país e ainda mais após os resultados do PIB per capita sinalizando uma forte queda. O principal índice do Japão (Nikkei) fechou a semana com uma desvalorização de -2,67%, fortemente impactado pela questão EUA-CHINA.

Já no “velho continente” tivemos uma semana “vermelha” em alguns índices que acompanho, mas gostaria de mencionar o fato que realmente movimentou a moeda única (EURO). Na última entrevista do presidente do banco central europeu ele “lançou a TLTRO 3” que finalmente fez com que o piso de 1,13 eur/usd fosse “quebrado” trazendo o euro para regiões mais próximas da paridade. Os comentários sobre a adequação da taxa de juros e do crescimento da zona do euro, também impulsionaram este movimento. O DAX fechou a semana registrando uma queda de -1,24% enquanto o PSI 20 fechou em queda de -1,10%.

No “novo continente” essa semana foi bastante “movimentada”. Pressão sobre o acordo EUA-CHINA aumentaram e muitos dos envolvidos neste processo deram declarações opostas, o que gerou uma instabilidade ainda maior referente a este fato. O índice que mede a performance das empresas do setor de energia dos EUA descolou fortemente dos outros setores, registrando uma queda de -1,90%. Apesar do NFP ter vindo extremamente abaixo do esperado, tivemos a divulgação da redução da taxa de desemprego (o que para muitos já seria categorizado como pleno emprego) e também, o que muitos não se deram conta, é que a o ganho salarial dos trabalhadores aumentou acima da expectativa do mercado, o que o FED está de olho também. O S&P500 fechou com forte desvalorização esta semana, registrando uma queda de -2,16%.

Após este breve relato do que aconteceu semana passada, abaixo, aprofundo um tópico que debatemos bastante dentro do PROJETO SAT.

– As mensagens que enviei nesta semana a nossa lista fez com que tivéssemos uma semana ESPETACULAR. Chamo a atenção EXCLUSIVO PROJETO SAT. http://projetosat.mteambr.com

– Voltei a falar com meus “conhecidos” EXCLUSIVO PROJETO SAT. projetosat.mteambr.com

– Pousando em nossa movimentada República

Devido ao feriado de carnaval, só voltamos a ter pregão a partir das 13 horas de quarta-feira.

Em nossa agenda nacional, tivemos a divulgação do IGP-DI do mês de fevereiro que registrou alta de 1,25%, muito acima dos 0,19% que a maioria dos economistas previam. Seguimos acompanhando os impactos de nosso ambiente político em nosso mercado de capitais, ainda mais, com a reforma da previdência em pauta.

Nosso índice IBOVESPA acumulou uma pequena valorização de 0,80% nesta semana “curta de carnaval”.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Enquanto o FTSE 100, um dos principais índices do Reino Unido ficou praticamente estável durante esta semana -0,03% o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, registrou forte queda de -2,22% seguindo o humor do mercado externo.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

O mais interessante de tudo é que compartilho estes estudos com vocês a mais de 2 anos e sempre público eles 1 semana antes, mostrando a importância de aplicar corretamente a teoria da análise técnica nos estudos. Visto que tivemos uma semana mais curta, acompanhamos o nosso IBOVESPA “flutuar” nas zonas de confluência de fatores que já estamos acompanhando a meses. Observando o movimento de nosso IBOVESPA nesta semana, penso em dois cenários possíveis:

– Cenário 01: Tecnicamente, já é possível trazer um retângulo que tem como objetivo sinalizar que nosso IBOV pode estar “flutuando” dentro de um intervalo de preço (vide retângulo gráfico). No último dia de pregão, tivemos uma formação do preço que poderia sinalizar um aumento nas probabilidades de acompanharmos um movimento de alta em nosso estudo educacional sobre o IBOVESPA, o que poderia encaminhar um novo topo histórico. (vide gráfico)

– Cenário 02: Os vendedores foram capazes de superar a zona de confluência localizada em -+95.000, conforme acompanhamos em nosso estudo teórico, contudo não tiveram “força” suficiente para manter o IBOV abaixo dele. Caso os vendedores voltem a dominar o mercado esta semana, este fato poderia aumentar as probabilidades de vermos um novo movimento de baixa em nosso IBOVESPA, que poderia ir em direção à zona de confluência de fatores (círculo-preto), conforme mostra nosso estudo  educacional. (vide gráfico)

– Resumindo: Diferente da semana passada, esta semana que se inicia possui alguns indicadores macroeconômicos que tradicionalmente podem impactar os mercados.

Começaremos a semana com a tradicional pesquisa FOCUS e logo após alguns indicadores sobre o setor automobilístico de nosso país (produção e vendas), aconselho a todos ficarem de olho.

Chamo a atenção também para o IPCA (que será divulgado na terça) o índice de produção industrial na quarta-feira e a vendas a varejo na quinta-feira.

Os cenários que tenho postado aqui estão se mostrando sólidos e efetivos, visto que nosso Ibovespa tem oscilado dentro deles e caso você tiver interesse de ter acesso a um treinamento 100% gratuito comigo e com a equipe da MTEAMBR basta clicar aqui!

Espero você na próxima semana!

Marco R Simonetto

MTeamBR – TUDO EM UM SÓ LUGAR -> www.projetosat.mteambr.com

*Atenção: para ter acesso à um Conteúdo de Formação de Traders GRATUITO, do Básico ao Avançado, elaborado pelo nosso time de especialistas, acesse o link abaixo e inscreva-se em nossa Área de Membros:

>> EU QUERO: http://ead.youtrading.com/login