Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Semana para quem tem nervos de aço!

///
Comentário0
/
Categories

Bom dia, Pessoal!

Vamos direto ao assunto! Como sempre, vamos dar um “giro” rápido pelo mundo e depois focamos direto em nosso índice BOVESPA.

– Giro Rápido pelo Mundo

-Ásia: durante a semana passada, os números macroeconômicos divulgados pela China vieram de acordo com a expectativa do mercado e não houve grandes movimentos do AUD, NZD e nem do JPY durante toda a semana.

-Velho Continente: só se falou sobre o “aceite” dado pelo Reino Unido quanto à multa para sair da zona do euro. Vimos uma grande movimentação do mercado da moeda única (Euro), mas quem roubou realmente a cena foi à libra esterlina que voltou a operar em alta, especialmente, contra o dólar norte-americano. E ao lado, foi divulgado que a Grécia e seus credores chegaram a acordo para que o país receba mais empréstimos ainda neste mês.

-Novo Continente: o foco do mercado recaiu sobre o ex-conselheiro nacional de segurança, Sr. Michael Flynn, que se declarou culpado por mentir sobre as conversas mantidas com autoridades russas e prometeu contribuir com as negociações. Para aqueles que acreditam que isto só acontece não Brasil, mais uma mostra que estes fatos acontecem no mundo inteiro.

– Pousando em nossa movimentada República

Para aqueles que não perceberam, a China tem investido pesado no Brasil e especialmente na área de recursos naturais. Atualmente, os chineses estão focados no setor de energia, Petrobras revisa calculo e PASMEM diesel cai e gasolina sobe (que novidade), IBGE divulgou que revisou o calculo de retração do PIB durante a recessão e este foi de 8,2%, a balança comercial teve superávit de US$ 3,546 bilhões em novembro e o atual governa ainda se esforça para votar e aprovar a reforma da previdência.

Após esses “giros rápidos” vamos direto aos gráficos.

– Ilustração e Opinião

Tanto o FTSE 100, um dos principais índices Ingleses, como o Dow Jones, um dos principais índices norte-americanos, fecharam no território negativo neste última sexta-feira, com uma desvalorização de -0,36% e -0,17%, respectivamente. Ambos os índices foram impactos pelas notícias do acordo sobre o pagamento do BreXit e sobre as declarações do ex-conselheiro norte-americano.

Vamos dar uma olhada técnica em nosso Índice.

Como de praxe, a primeira imagem foi utilizada na última análise que foi divulgada, enquanto que a imagem seguinte reflete o que aconteceu nesta semana junto com os cenários.

2017-12-4-IBOVESPA 02
2017-12-4-IBOVESPA 03

Com base no movimento que acompanhamos na semana passada, foi possível identificar que nosso Índice realizou exatamente o movimento que desenhamos para o cenário 02, rompendo a zona de suporte localizada em 73.920 pontos bem como o suporte localizado em 72.654 pontos. Observando o movimento de nosso IBOV nesta semana, pode ser possível elaborar dois novos cenários para a semana vindoura:

– Cenário 01: Caso a força compradora que vimos entrar em nosso índice nesta mesma região, no dia 16/11 retorne, poderíamos ver o rompimento da resistência localizada em 72.654, para então, ser possível um novo teste na região de 73.920.

– Cenário 02: Para os que gostam de leitura de volume (elipse preta) pode-se acompanhar uma entrada de um grande volume de vendas em nosso índice, o que poderia sinalizar que os vendedores podem continuar no controle do IBOV durante esta semana. Caso este fato aconteça, a região de 70.552 poderia voltar a ser testada, algo que não é feito desde 31/08/2017.

– Resumindo: Esta semana provavelmente testará os nervos de todos os investidores, visto que temos a expectativas de votação da reforma da previdência, teremos a última reunião do COPOM com o anúncio do novo patamar da TAXA SELIC, o IPCA (índice de Preço ao Consumidor) também será divulgado, entre outros. Espero ver muita “briga” entre compradores e vendedores em nosso IBOV esta semana.

Sucesso a todos nós e até semana que vem!

Deixar um comentário