Artigos

A Youtrading disponibiliza para você uma série de artigos

Se eu encarar o Mercado como Renda Extra, pode dar certo?

//
Posted By
/
Comentário0
/
Categories

Quase que diariamente sabemos de histórias de pessoas que se aventuram no Mercado Financeiro em busca do “Sonho Disney”, de enriquecer da noite para o dia, ter uma vida milionária em um “Castelo Encantado”, operar da praia tomando caipirinha e ter uma coleção de carros esportivos de dar inveja até para o Cristiano Ronaldo.

Infelizmente, a realidade não é essa. Comumente as pessoas entram iludidas no Mercado, com a esperança de mudar de vida em pouco tempo. Muitas são mal influenciadas ou distorcem a realidade em função da mídia e dos filmes de Hollywood, em que pegam um caso em um milhão, de uma operação bem sucedida ou manipulação do Mercado e a transformam numa Lenda. Quando chega ao público, aqueles operadores podem parecer heróis e a ideia de se ganhar dinheiro pode se tornar mais fácil do que realmente é.

Resultado na maioria das vezes: de 95% a 98% dos traders iniciantes perdem seu capital, pois começam a operar sem ter um conhecimento adequado ou um “tempo de voo” mínimo necessário para desenvolver o seu psicológico operacional, suas estratégias, disciplina e gerenciamento de risco. O que era sonho há alguns meses atrás, pode se tornar um dos piores pesadelos. A frustração toma conta do iniciante, que se vê incapaz de entender o Mercado, sente-se diminuído, sem o seu dinheiro e em alguns casos, endividados.

>> MAS, AFINAL, OPERAR O MERCADO DÁ DINHEIRO OU NÃO?

Claro que dá e é possível, mas deve ser um processo lento de aprendizado e desenvolvimento. Você não vê um calouro de medicina fazendo uma neurocirurgia. Um estudante de engenharia civil não faz um projeto complexo de um centro residencial com 12 prédios de 16 andares no primeiro semestre. Quanto tempo leva para um bom advogado se preparar e ser aprovado como Juiz em um concurso público?

No entanto, existem cirurgias das mais complexas, obras de se cair o queixo e um monte de juízes por aí, não existem? Portanto, por mais difícil que se pareça, essas situações são possíveis, assim como se tornar um trader de sucesso, com altos rendimentos. Porém, isso não acontecerá da noite para o dia.

>> PREPARAÇÃO E PLANEJAMENTO

Assim como na vida, no Mercado, também são necessários preparação e planejamento, para que as metas como Trader possam ser alcançadas. É fundamental uma organização de metas, estudos e orçamento. Uma coisa de cada vez, sem pressa. Na fase inicial, é importante se formar uma base sólida de conhecimento, técnica e experiência, para que o operacional seja sustentável a longo prazo. É a hora de se conhecer o Mercado, suas “pegadinhas”, cadência e comportamento. É como aquele estagiário que se preocupa mais em aprender com os profissionais do que com o salário que ganha. Alguém conhece algum estagiário milionário?

>> ENCARE COMO UMA RENDA EXTRA

É neste ponto que entra a parte mais importante deste artigo. Acreditamos que a maioria das pessoas gostaria de não lidar com chefes, fornecedores, clientes, funcionários, metas, custos, etc. Gostaria de trabalhar de casa, nos horários preferidos e ter mais tempo para lazer. Porém, se você quiser tudo isso no começo, suas chances de fracasso e de perder um capital importante agora, podem aumentar bastante.

Se pensar que o seu desenvolvimento como trader é como subir uma longa escada, um degrau de cada vez até chegar ao topo, poderá ter sucesso no longo prazo e quando menos esperar, tornar todo este sonho realidade.

Não tenha pressa em “chutar o balde” da sua atual vida profissional agora. Operar sem a pressão e a necessidade de se ganhar dinheiro pode dar muito mais tranquilidade, afinal, sua renda mensal está garantida para honrar seus compromissos financeiros. Você terá tempo e paz para se desenvolver e aprender, sem aquela ansiedade toda. Pense que no começo todo o seu esforço é destinado para um aprendizado.

Depois, seus ganhos provavelmente serão modestos. Encare-os como uma renda extra, uma aposentadoria, um investimento de longo prazo. Não se preocupe com os valores agora. Se preocupe em operar bem e fechar os períodos de trading positivamente. Geralmente, as quantias da conta de trading podem aumentar quando as negociações são feitas sem stress, de forma natural, quando o Trader está preparado para lidar com determinado montante. Como se diz no interior: “não queira colocar a carroça na frente dos bois.”

Mantenha o foco, os pés no chão, siga sua estratégia e planejamento. Não se deixe influenciar por maus comentários externos. Siga o seu caminho, firme e forte no propósito, com inteligência financeira. Lá na frente, poderá compreender toda a experiência adquirida durante este processo de aprendizado. Boa sorte e sucesso!

Rodrigo Rebecchi

Curiosidades, notícias e bastidores do Mercado Financeiro você pode curtir na página Market News no Facebook. Acesse:

www.facebook.com/marketnews1/

Deixar um comentário